Jogos de tabuleiro estimulam aprendizagem e unem a turma da Computação

Sabe aquele jogo de tabuleiro esquecido no guarda-roupa que seus familiares costumavam jogar antigamente?! Ele tem um diferencial em relação a muitos entretenimentos virtuais mais modernos: além de desenvolver a lógica matemática, estimulam a socialização, já que precisam ser jogados em grupo. Com essa visão e, na tentativa de trazer um diferencial para a disciplina Fundamentos da Computação, lecionada para calouros (as), a coordenadora do curso de Ciência da Computação da PUC Goiás, profa. Carmen Cecília Centeno conseguiu reinventar a didática da matéria e, ao mesmo tempo, mobilizar os estudantes do curso que criaram jogos cuja qualidade foi além das expectativas acadêmicas.

Os resultados dessa experiência foram partilhados pela professora na manhã desta quarta-feira, 31, na Escola de Ciências Exatas e da Computação (ECEC), durante a oficina Gameficação no processo de aprendizagem e socialização, ministrada na 45ª Semana de Integração Acadêmica e Planejamento (Siap), evento que reúne todos os docentes da instituição antes do início das aulas para planejar o semestre, atualizar conhecimentos e revisar metodologias.

Durante a atividade, a professora explicou que o intuito da iniciativa é desenvolver o aspecto humanístico da formação em Exatas, detalhe que é um desafio para essa área do conhecimento, por trabalhar com números. A ideia foi estimular a socialização entre os estudantes do 1º período a partir de jogos direcionados para o conteúdo da disciplina e os resultados surpreenderam o corpo docente.

O curioso do processo foi que os alunos mostraram habilidades que vão além das demandas da Computação: a qualidade gráfica dos jogos e a capacidade de reutilizar objetos domésticos chamaram atenção da docente. O entrosamento e a melhora na habilidade comunicacional também foram outros aspectos observados.

“Os próprios alunos desenvolveram os jogos e senti que a turma ficou muito unida. Como atividade externa à disciplina, cada grupo criou o seu jogo, mas todos queriam conhecer o trabalho do outro, jogar, ajudar e foi um processo muito exitoso. Atualmente esses alunos recebem escolas do ensino médio para apresentar o trabalho deles, então o aspecto de socialização foi bem desenvolvido nessa atividade”, relatou Carmen.

Na oficina, a professora expôs os jogos que foram trazidos pelos próprios acadêmicos do curso, que agora se preparam para o 2º período. O acadêmico Alexssander Pereira, 21, juntamente com o seu grupo, criou o jogo Logic Magic. Basicamente é um jogo de tabuleiro de perguntas e respostas, confeccionado com cabos de rodo, que engloba perguntas sobre Lógica Matemática e Conhecimentos Gerais.

“O intuito é responder as perguntas, pode ser jogado de duas a quatro pessoas e o primeiro a alcançar o centro do tabuleiro é o ganhador. Eu confeccionei as cartas, outros amigos criaram a arte, outros inventaram as perguntas, enfim, cada colega ficou com uma parte. O mais gratificante é jogar depois de tudo pronto”, contou o jovem.

Já os alunos Wictor Oliveira e Gabriel Huglio Pineli, 18 anos, adaptaram um jogo bastante conhecido, com uma incrementada Matemática: o Uno Lógico. Com regras parecidas em relação ao jogo original, as cartas, caprichadas na arte e design gráfico, trazem fórmulas e desafios novos para estimular a lógica. “A gente aprende bem mais confeccionando o jogo do que se estivesse apenas estudando a disciplina”, complementaram os estudantes.

Confira aqui a programação completa da Siap que continua até amanhã, 1º, em todas as escolas da PUC Goiás.

Fotos: Wagmar Alves