Perfil dos jovens universitários é discutido na 45ª Siap

O jovem que ingressa na universidade é um sujeito oriundo de uma escola tradicional, ainda sem uma cultura acadêmica. A transição do ensino médio para o superior é uma fase pautada por profundas transformações na vida do indivíduo que, mesmo diante das dificuldades iniciais, se apropria deste novo espaço e, ao longo do tempo, vai construindo sua concepção de universidade. Trazendo um olhar para esses jovens, público majoritário desta comunidade acadêmica, docentes da PUC Goiás estão reunidos na 45ª Semana de Integração Acadêmica e Planejamento (Siap) que teve início ontem (29) e continua até amanhã (31), em todas as escolas da PUC Goiás, para discussão do tema Juventudes e universidade: sujeitos, subjetividades e protagonismo.

Na manhã desta terça-feira (30), esse assunto foi discutido no Teatro PUC (Câmpus V) pela professora doutora em Educação, Cláudia Valente Cavalcante, da Escola de Formação de Professores e Humanidades da instituição. Além de refletir sobre o conceito de juventude e suas implicações, trouxe uma explanação sobre a condição juvenil brasileira e o perfil do aluno da PUC, conforme dados divulgados pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).

“Temos estudantes cada vez mais jovens e 56% deles vêm de camadas populares, oriundos de famílias cuja renda é de um a três salários mínimos. Chegam cheios de esperança, acreditam na instituição e buscam qualificação pessoal e profissional”, analisou a pesquisadora. Ela também observou que os estudantes têm uma vivência grande com tecnologias, relações virtuais intensas, todavia carecem de diálogo, escutas e leituras mais aprofundadas.

Em tempos nos quais a discussão sobre as metodologias ativas de aprendizagem reinventam as práticas docentes, ela trouxe a relevância das relações sociais dentro desse processo. “O diálogo e a escuta são, por si só, metodologias ativas. Escutar é uma forma de reconhecer os estudantes como sujeitos e todos os outros instrumentos técnicos são suporte para a materialização dessas relações sociais que acontecem na universidade”, refletiu.

Participaram da discussão, gestores e docentes da Escola de Direito e Relações Internacionais e Escola de Gestão e Negócios da instituição. A conversa foi mediada pela pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, profa. Helenisa Gomes (foto), que frisou as boas vindas da Reitoria aos professores, recém-chegados das férias. Em sua fala a gestora também enfatizou a relevância da missão educativa ao citar o documento Educar, uma paixão que se renova (2015), da Congregação para Educação Católica. A temática da Siap vem sendo discutida de forma itinerante e interdisciplinar, reunindo professores de diversas áreas do conhecimento. A programação completa do evento pode ser conferida aqui.

Fotos: Wagmar Alves