Homenagens a professores marcam aniversário do curso de História

Antes de concluir a programação da 9ª Semana Científica da História, o curso homenageou, na última quinta-feira, 13, ex-professores e funcionários da universidade, que por aqui estiveram em diferentes épocas, nessas sete décadas de funcionamento do curso de graduação, que é o mais antigo em Goiás. “Por conta do aniversário, resolvemos transformar a semana científica também em um momento de celebração, lembrando aos alunos que uma trajetória muito sólida, mas de lutas e questões que nem sembre são sabidas por eles”, explica o coordenador, professor Ivan Vieira Neto.

Entre os homenageados, muitos causos, risadas e saudade. Mesmo sem saber que receberia o reconhecimento, a professora Sarah Taleb Rassi – ou professora Sarinha Rassi, como é conhecida por todos – fez questão de comparecer quando soube que teria a oportunidade de rever amigos e colegas que a acompanharam em seus 37 anos de docência e gestão na PUC. Ela chegou de cadeira de rodas e causou euforia entre os convidados. “Há muito tempo não vejo meus colegas, porque não saio de casa [em decorrência da saúde por conda do avanço da idade]. Vim hoje de teimosa, porque fiquei com saudade”, pontuou, acrescentando que alguns amigos que fez na universidade continuam a visitando mesmo hoje, 11 anos depois de sua aposentadoria.

Também homenageada, a professora Heliane Prudente Nunes destacou a mudança no perfil do curso com o passar das décadas: de um curso mais voltado ao ensino para um curso mais focado em pesquisa. “A criação do mestrado foi um dos grandes momentos do curso, para mim. Foi uma conquista difícil, mas muto gratificante. Foi suado, por isso é tão amado”, lembrou.

Representando a Reitoria, a pró-reitora de Graduação, professora Sonia Gomes Sousa ressaltou a importância de um momento como o que foi vivido naquela noite, por “termos um encontro de gerações, de professoras que falam aos estudantes em um momento de agregação, de comemoração”. Ao parabenizar o curso e a iniciativa de homenagear personalidades marcantes na trajetória do curso, o diretor da Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH), professor Romilson Siqueira, destacou a importância de rememorar o histórico do curso aos novos estudantes. “Quando se fala que o curso tem 70 anos, fala-se não que o curso é velho, mas de tradição, de legado”.

Fotos: Ana Paula Abrão