Parceria deve resgatar memória da Extensão na PUC

O Programa de Direitos Humanos (PDH) da PUC Goiás realizou palestra nesta segunda-feira, 10, às 14h, no plenário da Sociedade Goiana de Cultura (SGC), sobre o tema Memória e democracia na era digital. O objetivo do projeto, chamado Restage, é  registrar a memória do eixo Extensão na PUC Goiás.

“A PUC, durante seus 60 anos de história, tem um trabalho muito grande na extensão e isso reverbera nas políticas públicas. Então o objetivo do projeto é resgatar este trabalho ao longo da história da universidade”, explica a professora Núbia Simão, coordenadora do PDH.

O trabalho será realizado, inicialmente, pelos 14 estudantes voluntários do PDH. Mas, segundo Núbia, o objetivo é fechar parceria com a UFG e a UNB para ampliar as ações do projeto até resgatar as memórias também da população mais carente.

O grupo assistiu às palestras do professor da Universidade Federal de Goiás, Cristiano Novaes, a professora da Universidade de Brasília, Érika Marie Itokazu, o professor da PUC Goiás, Thiago Franco, com mediação da coordenadora do PDH, Núbia Simão.

Segundo Cristiano Novaes, do Departamento de Filosofia da UFG, o trabalho sobre a memória é condição de possibilidade para o estabelecimento da identidade do que quer que seja. “As nossas memórias são exatamente as marcas que nos singularizam, que nos diferenciam de todas as outras coisas”. Ele explicou que ao construir essa identidade não se poder perder as cicatrizes do tempo.

Professora Érika Itokazu falou sobre a importância da relação da memória com a democracia. “Resgatamos a memória da construção da PUC e reunimos pesquisadores do Cerrado, que espero que seja uma relação interinstitucional duradoura”.

Fotos: Wagmar Alves