Aula aberta sobre fiscalização de animais silvestres encerra projeto

O Programa Socioambiental e de Economia Solidária (Prosa) da PUC Goiás encerrou nesta quinta-feira, 6, a primeira edição do projeto Prosa na Casa PUC, que aproxima acadêmicos da universidade da consciência ambiental por meio de um ciclo de oficinas em educação ambiental. Iniciado em março com estudantes das escolas de Direito e Relações Internacionais e de Ciências Agrárias e Biológicas, o projeto promoveu encontros mensais, por grupo de estudantes: ingressantes dos cursos de Biologia e Agronomia, no Câmpus II, e acadêmicos do nono período de Direito, no Câmpus V.

A formação se voltou para a discussão sobre impactos ambientais, a aproximação dos estudantes com a natureza, a partir de vivências, e o olhar para a questão ambiental, por meio da fotografia. “Mantivemos contato com esses 100 estudantes desde março, com oficinas mensais, e encerramos agora com chave de ouro com essa palestra sobre fiscalização”, pontua a coordenadora do Prosa, professora Helaine Resplandes. Além de fazer o programa de extensão ser mais conhecido em toda a universidade, o projeto visa aproximar os estudantes de todas as escolas da PUC Goiás para as pautas ambientais.

Além dos participantes, estudantes de outros cursos puderam participar ontem de aula aberta com o biólogo e analista Igor Cesar Caliman, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) de Goiás, com o tema Aspectos legais envolvendo a fiscalização de animais silvestres. “A fiscalização de animais é muito demonizada, no senso comum, mas é algo muito importante para a própria manutenção do equilíbrio ambiental. A partir do momento que causo um desequilíbrio ambiental nesse nível, tirando esses animais silvestres da natureza sem as devidas precauções, todos nós seremos afetados, mesmo aqui na cidade”, explica.

Fotos: Weslley Cruz