Evento discute a história da educação no Centro-Oeste

Com o tema que mostra a evolução da educação no Brasil, termina hoje o V Encontro da História da Educação do Centro-Oeste, realizado pela PUC Goiás, na Escola de Formação de Professores e Humanidades. De 5 a 7 de junho, o público debateu e investigou o tema Memória e Democracia: os tempos e os espaços da história da educação.

“A educação vem percorrendo todo esse caminho e nos trazendo uma perspectiva de que nosso país, cada dia mais, precisa de alinhar muitas discussões em termo da educação. Discutir as questões políticas, principalmente refletir em que rumos a educação está sendo direcionada e traçada no momento atual”, explicou a professora Cristiene de Paula Alencar, do Programa de Pós-Graduação em História e membro da comissão organizadora.

O encerramento do evento foi realizado pelo professor da Universidade de Uberaba e da Universidade Federal de Uberlândia, Wenceslau Gonçalves Neto. Ele falou sobre a educação em Goiás durante a 1ª República. “Nós temos uma aproximação grande, neste período, com a perspectiva federal”, explicou ele, mostrando que as duas legislações eram omissas com relação à instrução popular. Ele destacou que, nesse início, houve uma desresponsabilização do governo com relação à educação pública e popular.

Para o professor,  os principais elementos do estudo da história é fazer a ponte do passado para o presente. “Precisamos voltar ao passado para compreender boa parte dos problemas que a gente vivencia ainda hoje. A questão da universalização está estacionado ainda nos anos de 1990”. Wenceslau Neto mostra que o regime de colaboração entre a União, os estados e os municípios ainda não foi regulamentada. “Temos a permanência de um debate que vem desde o século 19 com relação aos papeis dos entes públicos”.

O evento teve a promoção e a organização do Grupo de estudos educação, história, memória e culturas em diferentes espaços sociais da PUC Goiás e reuniu estudantes da graduação e da pós-graduação.