Mestrandos em Letras apresentam dissertações em andamento

O Programa de Pós-Graduação em Letras da PUC Goiás abriu na tarde desta segunda-feira, 27, a programação de seu 13º Seminário de Dissertações em Desenvolvimento, no Auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH). “É muito importante esse momento, em que a turma de 2018 irá apresentar os trabalhos que serão qualificados nos próximos meses”, frisou a coordenadora do mestrado, professora dra. Maria de Fátima Gonçalves Lima.

Representando a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Prope), o coordenador de Pós-Graduação Stricto Sensu, prof. dr. Darlan Feitosa, destacou a importância de ter os alunos organizados em eventos de divulgação e diálogo científicos e recomendou que os acadêmicos que estão em “seus primeiros passos como pesquisadores e pesquisadores” levem o processo com leveza, evitando crenças limitantes, apesar da seriedade requerida.

A recomendação foi reforçada pelo conferencista magno da tarde, professor dr. Cristiano Santos Araújo, do Instituto Federal de Goiás (IFG), que faz estágio pós-doutoral no programa. Ao falar de sua tese doutoral reconhecida com menção honrosa no Prêmio Capes de Tese, Cronos Kai Anagké: vestígios do sagrado em João Guimarães Rosa, o professor e pesquisador falou também sobre o processo de produção científica na pós-graduação, os desafios da leitura e da literatura no Brasil, além de dicas para os jovens pesquisadores. “Com medo ou sem medo, tenha alegria e siga em frente”, refletiu.

Programação

O evento segue até amanhã, às 17 horas. Conta com bancas de dissertações que estão sendo orientadas pelos professores doutores Maria Aparecida Rodrigues, Maria de Fátima Gonçalves Lima, Paulo Antônio Vieira Júnior, Divino José Pinto, Átila Silva Arruda Teixeira e Custódia Annunziata Spencieri de Oliveira. Com conceito Capes 4, o programa tem as linhas de pesquisa: Correntes críticas modernas e contemporâneas; Crítica literária, ensino e linguagens interartísticas; e Crítica literária, tradução e transcrição.

Fotos: Weslley Cruz