Estudantes de Engenharias e do Ceja se encontram em oficinas solidárias

Fechando a programação da Semana Produtiva, evento que comemora os 20 anos do curso de Engenharia de Produção da PUC Goiás, professores do curso e acadêmicos da Escola de Engenharia realizaram a terceira edição do Projeto Solidário, agora em novo formato.

Diferente de anos anteriores, a ação foi focada em oficinas gratuitas para o público externo. Nesta edição piloto, oficinas de desenho, MS Word e MS Excel foram ofertadas a alunos do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja), de Goiânia. Cerca de 20 alunos e professores participaram da ação, que beneficiou a população. “É um modelo muito interessante porque desperta nesses alunos a vontade de continuar a estudar, de ampliar horizontes”, considera a professora Zenilda Alexandria.

Participante da oficina de desenho, a estudante do Ceja Cleonice da Silva, 47, foi muito elogiada por sua habilidade com as formas. Ao mesmo tempo, também elogiou os oficineiros. “Tô achando muito bom porque tem coisas que eu não tinha noção antes. A explicação deles é muito boa”, disse, sobre a aula com os estudantes de graduação. “O número de pessoas que gosta de desenhar não é tão pequeno mas, muitas vezes, essas pessoas não têm acesso a técnica de desenho para desenvolver essas habilidades. No caso da Cleonice, ela consegue fazer desenhos avançados, com técnicas que usamos na universidade”, avaliou a professora, encantada.

Voluntários

Atuando na formulação de currículos com o Word, software amplamente utilizado em atividades de ensino e trabalho, o jovem Leonardo Cardoso, 24, estudante do curso de Engenharia de Produção, percebeu que muitos dos participantes não sabiam ligar o computador ou fazer tarefas básicas no programa de texto, mesmo tendo facilidade no uso de celulares. “Foi um processo importante, impactante, porque a gente sai dessa bolha. Acho que a universidade tenta nos aproximar de realidades que estão mais distantes”, considera. Ao mesmo tempo, o jovem diz ter sido recompensado pela sensação de contribuir com a formação de outras pessoas.

O mesmo sentimento foi compartilhado pela acadêmica de Engenharia de Controle e Automação Gabriela Cézar, 17. “Eu acho a iniciativa muito legal porque é uma oportunidade de testar o que a gente aprende e passar isso para outras pessoas. Acho que conhecimento é melhor aproveitado quando é compartilhado”, afirma.

A intenção é que a ação seja realizada semestralmente, sempre focando em alguma comunidade local.

Fotos: Weslley Cruz