Colóquio aborda importância do Pibid

A PUC Goiás realiza de 20 a 22 de maio o II Colóquio Pibid PUC Goiás e o II Encontro de Coordenadores Institucionais do Pibid UC Goiás e Diretores das Escolas Parceiras, na Escola de Formação de Professores e Humanidades. O objetivo é discutir os benefícios do Programa de Iniciação à Docência (Pibid), criado em 2007 pelo Governo Federal, e que hoje beneficia mais de 300 alunos com bolsas para a dedicação à formação em cursos de licenciatura. Na PUC Goiás, a experiência começou em 2012, com a abertura da Escola.

“O Colóquio vem agregando valores e práticas ao longo da experiência com o Pibid nos últimos sete anos e o que mais tem acrescentado na história é a articulação entre a universidade e a instituições públicas”, explica o diretor da Escola, professor Romilsson Siqueira. São cerca de 10 escolas beneficiadas pela presença dos alunos. O retorno é a contribuição deles para a qualidade do ensino público goiano.

De acordo com Romilsson, o Pibid possibilita que os alunos da licenciatura façam planejamento articulado com a escola. “Então os professores que recebem os nossos alunos tem uma alteração qualitativa da prática pedagógica, do aprendizado das crianças”, explica. E os alunos da PUC melhoram o desempenho frente aos desafios da licenciatura.

A troca de experiências marca o Colóquio. Segundo a diretora da Escola de Ciências Exatas e da Computação, Miriam Gusmão, a bolsa é um incentivo para os alunos de licenciatura se manter na universidade e escolher a docência como carreira. A Escola reduziu o acesso ao Pibid neste ano com apenas um projeto, que reúne os cursos de Física, Matemática e Química.

Para a acadêmica Isabela Barbosa, a bolsa e a experiência do Pibid permitem que ela realize seu sonho de ser professora. Apaixonada por Química, ela atua em uma escola pública de Ensino Médio, onde contribui com projeto de melhoria do aprendizado.