Colóquio discute influências do período medieval na atualidade

Se você é um dos milhões de fãs de GoT, a série Game of Trones, encerrada no último final de semana, conhece um pouco do universo medieval que inspirou os autores. O grande sucesso da TV fechada dos últimos tempos é baseado em uma obra literária e conta a disputa de uma dinastia por um trono, em uma outra dimensão. Mas o que aconteceu de fato na dimensão real neste período? A história medieval é um importante campo de estudo dentro dos cursos de graduação e pós-graduação em História da PUC Goiás.

Medievalistas de Goiás estão reunidos nesta segunda e terça-feira, na Área 2 da universidade, para o Colóquio de Estudos Medievais e Curso de Atualização. Durante o evento será lançado o livro Ensaios de História Medieval: Temas que se Renovam, organizado pela professora Renata Cristina de Sousa Nascimento, que é responsável pela programação do evento. Vários cientistas de todo o Brasil, que assinam o livro junto com a professora Renata, participam do Colóquio. A publicação da Editora CRV é recomendada pelo Ministério da Educação para o Ensino Superior em História.

“Esse é um período dos que têm sido requisitados atualmente, atraídos pelas séries, pelos jogos, pelos filmes, então é um momento para aproveitarmos para passar um recado mais acadêmico, menos midiático”, explica Renata. Na programação, o período foi dividido nos eixos político, arte e cultura e guerras e conquistas , desde o fim do império Romano até a transição para a Idade Moderna.

A primeira parte do evento foi voltada para discussões da história política e foi coordenada pela doutora Armênia de Souza, da Universidade Federal de Goiás. Reuniu os historiadores Paulo Duarte (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Rodrigo Rainha (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) e Bruno Alvaro (Universidade Federal de Sergipe). Paulo falou sobre o fim do Império Romano, as migrações e a formação dos reinos dos bárbaros, nome do mesmo capítulo que ele assina no livro lançado no evento.

“O fim do império romano povoa o ambiente historiográfico e continua a nos ensinar. Está presente no debate político e ainda em novas mídias, como jogos”, afirma Paulo. A programação continua até amanhã.

Fotos: Weslley Cruz