Com parceria da universidade, EAD Social de combate às drogas é lançado em Goiás

Uma iniciativa de EAD social que visa auxiliar na implementação de políticas públicas de enfrentamento às drogas nos municípios goianos. Após meses de articulação e preparação, o projeto Conhecer para Acolher foi lançado oficialmente na manhã desta sexta-feira, 17, na sede do MPE. Resultado de uma parceria entre PUC Goiás, Ministério Público Estadual, União de Vereadores de Goiás (Uvego) e Grupo Executivo de Enfrentamento às Drogas (Geed), o projeto oferece cursos de formação à distância voltados para vereadores, conselheiros tutelares, municipais, de direitos, agentes de saúde e todos aqueles interessados na temática.

Por meio dessa ação, o projeto visa colaborar para a qualificação das leis municipais, como também na fiscalização do Poder Executivo nas políticas públicas sobre drogas. No âmbito institucional, a grade curricular foi preparada pela docente do Programa Em Nome da Vida (PNV), profa. Vera Morselli, que realiza um trabalho extensionista de combate às drogas com iniciativas pioneiras na área. O curso, que tem início marcado para o dia 26 de junho, aborda temas como histórico das políticas públicas sobre drogas; farmacologia, papel da família no tratamento do dependente químico; fatores de risco, proteção e importância dos conselhos. “É um projeto bastante amplo e pretendemos trabalhar, também, com populações vulneráveis, tais como crianças, adolescentes e idosos”, ressaltou a professora. O curso é composto por 10 módulos e todo o material, organizado pelo MPE, será disponibilizado online com aulas gravadas por especialistas de renome oriundos de diversos lugares do país e material didático.

A parceria surgiu de uma demanda do vereador do município de Ipameri (GO), Ricardo de Oliveira, também presidente da Uvego, que procurou a PUC Goiás no início do ano passado para propor um projeto efetivo de enfrentamento às drogas nos municípios. A proposta foi acolhida pela Reitoria e pelas instituições parceiras, potencializando o alcance e a repercussão do projeto inicial.

“Acredito muito neste projeto, porque ele começa nas bases, da convivência que temos com o povo. Estamos trabalhando na criação dos conselhos de políticas públicas sobre drogas em todos os municípios de Goiás e, após a formação dos conselhos, qualquer pessoa pode fazer essa capacitação através da PUC e do Ministério Público”, declarou o vereador. Após a formação, o objetivo é trabalhar as políticas públicas sobre drogas dentro de cada município, de acordo com cada realidade.

O promotor de justiça Maurício Gebrim, coordenador da iniciativa, ressaltou que o trabalho enfoca na prevenção ao uso de drogas, tratamento, reabilitação, reinserção social do usuário e combate ao tráfico de drogas. Ele citou as ações do Ministério Público Estadual ao buscar uma articulação entre as políticas públicas de enfrentamento às drogas, assim como o incentivo a criação de conselhos e fundos municipais de combate a esse problema, potencializando o alcance e a efetividade do projeto. Além do projeto institucional, o Ministério compreende que a ação não diz respeito apenas à saúde mental, como também a assistência social, educação, segurança pública, mobilizando os três poderes, além de articular municípios e promotores de justiça.

 

Fotos: Wagmar Alves