Universidade promove reunião de reconsideração do Prouni

Com um olhar na permanência do acadêmico da universidade, a PUC Goiás realizou nesta quarta-feira, 26, no auditório da Área 4 (Praça Universitária), a semestral reunião de reconsideração do Prouni, com bolsistas oriundos de diversos cursos. Resultante de uma parceria entre as pró-reitorias de Graduação (Prograd), Extensão e Apoio Estudantil (Proex) e Administração (Proad), por meio da Coordenação de Assuntos Estudantis (CAE/Proex) e Coordenação de Filantropia (CF/Proad), o encontro é uma exigência do Programa e, a partir dessa premissa, a universidade desenvolve uma maneira de possibilitar ao bolsista uma reflexão sobre seu desempenho acadêmico.

Na reunião, o coordenador de Assuntos Estudantis, Valterci Vieira, enfatizou que para a manutenção da bolsa é necessário um desempenho acadêmico de 75% (referente à média geral das disciplinas): “é uma oportunidade para que os alunos recebam informações sobre os programas de apoio ao estudante. É uma orientação para eles se organizarem quanto aos estudos e a vida pessoal”, afirmou.

Para incentivar a permanência do aluno, a universidade oferece diversas atividades e programas, entre eles, o Programa Qualidade de Vida Acadêmica, que oferece orientação psicológica e grupos de desenvolvimento de habilidades para comunicação interpessoal e em público, e o Programa de Orientação ao Aluno (Proa) com espaços nas mais diversas áreas da instituição, que possibilita o estudo individual e em grupo, com monitores. Ainda de acordo com o coordenador, pelo fato de a universidade oferecer o sistema de créditos nas disciplinas, a grade curricular fica mais flexível, de forma que o estudante possa conciliar o trabalho (ou o estágio), com a vida acadêmica.

Foco na permanência

A PUC Goiás possui 2600 estudantes com bolsas ativas pelo Prouni. Deste total, 210 foram chamados para a reunião de reconsideração. “O intuito é mostrar ao estudante que ele está em uma universidade que se preocupa com ele. Queremos possibilitar a finalização do curso e a continuidade dos estudos, evitando a evasão”, ressaltou a coordenadora da Filantropia, Wanessa Carvalho.

Para o estudante Diego dos Santos, 25, do curso de Ciências da Computação, o encontro foi uma oportunidade para concluir o curso que escolheu, além de melhorar e abranger conhecimentos.  “Tenho a chance de cursar em uma instituição de nome importante, com ótimos professores. É uma oportunidade para trilhar um caminho profissional e este acompanhamento é muito válido, pois, muitas vezes, o aluno pode estar com um problema que vai além da faculdade. Acredito que a universidade deve realmente estar de olho no aluno”, refletiu.

(Com colaboração da estagiária Larissa Domingos)

Fotos: Weslley Cruz