Ciência Forense reúne ligas para formação

Trabalhar com ciência forense? Esta é uma área que pode receber profissionais de vários cursos. E unidas, as Ligas Acadêmicas de Ciências Forenses e de Fonoaudiologia Forense da PUC Goiás em conjunto com a Liga Acadêmica de Toxicologia da Universidade Federal de Goiás realizaram nesta quinta-feira, 25, curso de introdução à criminalística e identificação de corpos em áreas de grandes desastres, como o ocorrido em Brumadinho. A formação é pré-requisito para os acadêmicos que irão se candidatar a vagas nas ligas.

O evento, realizado na Área 1 da PUC Goiás, contou com a presença Luciano Piconi, odontologista legal do Instituto de Criminalística e Kelly Bruno, auxiliar de necropsia. Eles dividiram a experiência do trabalho que pode ser realizado a partir da formação em criminalística e identificação de corpos.

“Esse conhecimento é pouco difundido, a perícia não é tão divulgada. Essas oportunidades de levar para os leigos no meio acadêmico é muito importante”, explicou o palestrante, Kelly Bruno. Ele falou também sobre a importância da população saber como preservar a cena do crime. “As pessoas se conscientizam mais a partir da palestra”, explica ele.

Perito, ele faz perícia externa e interna. Formado em Fisioterapia pela PUC Goiás, Bruno começou a trabalhar com criminalística em 2017 e se apaixonou pela área criminalística. Este é o sonho da futura fonoaudióloga Giovanna Ramos, presidente da Lafor, que quer atuar nesta área. Nesta profissão, eles podem trabalhar com reconhecimento facial, perícias judiciais, interceptações telefônicas e outras técnicas que usam do conhecimento do curso.

Ábner Lopes, aluno da Biomedicina e presidente da Loferense, explica que as ligas trabalham em alguns momentos conjuntamente para trazer acesso à ciência. Ele falou sobre a importância de aprender sobre o reconhecimento de cadáveres em desastre de massa, como o que aconteceu em Brumadinho, pelos futuros profissionais de saúde que poderão reforçar equipes de perícia em todo o Brasil.

Fotos: Weslley Cruz