PUC oferecerá  cursos de graduação a distância

A partir de 2019/2, a PUC Goiás irá oferecer cursos de graduação a distância, em um novo momento da instituição com foco na capilaridade e na inclusão de um novo público. O portal PUC Digital estará no ar até maio, quando começa a seleção dos estudantes. Os cursos serão semipresenciais com oferta da estrutura dos câmpus da universidade, como laboratórios e biblioteca.

O projeto é resultado de uma parceria com o Grupo A – Educação para a criação de plataforma de Ensino a Distância. A empresa já é responsável pelo EaD em outras 13 universidades do país.  O contrato de parceria foi assinado nesta segunda-feira, 15, pelo reitor da PUC Goiás, professor Wolmir Amado, em cerimônia realizada na universidade e segue tendência de outras instituições comunitárias e confessionais, que já começaram a oferecer os novos cursos. No Brasil, o número de estudantes de graduação via EaD aumentou de 930 mil, em 2010, para 1.759.250 em 1017.

A PUC já fará parte destes números no próximo censo. O Grupo A será responsável pela disponibilização de soluções integradas de conteúdo, como atuará na captação de novos alunos e encampará os serviços de cobrança. A etapa que antecedeu a escolha dos primeiros cursos foi de diagnóstico por parte das escolas sobre as necessidades de cada área e a formatação de novos projetos.

“Amplia as possibilidades de oferecer à comunidade goiana e goianiense os cursos com a marca da excelência PUC também por meio da educação à distância. É uma ampliação daqueles sujeitos que poderão se beneficiar de uma educação de qualidade”, explica a pró-reitora de Graduação, Sonia Margarida Gomes, sobre a decisão da PUC de se lançar neste novo desafio.

Cada projeto pedagógico terá a sua forma específica, então vai competir a cada curso pensar essas formas de inserção. “Além disso, toda infraestrutura da PUC, tudo que marca o ensino de graduação presencial, estará disponível para quem é do EaD. Eles vão usufruir de toda a experiência acumulada em 60 anos de história”, afirmou a professora Sonia.

A PUC Goiás já ofereceu EaD em dois momentos anteriores. De 1997 a 2004, um projeto de formação de licenciados à distância e em 2008 com ofertas específicas para licenciatura em Física. No PUC Digital, serão aproveitados o corpo docente e a infraestrutura das Escolas da Universidade.

A parceria com o Grupo A foi motivada pela experiência da empresa com outras duas PUCs, em Pelotas e no Paraná. “Buscamos parceria mais estreita com instituições de ensino com boa marca e tradição acadêmica, mas que ainda não tinham ingressado no EaD. Criamos uma grande rede de cooperação. Nossa crença é que vamos mudar o paradigma da educação no Brasil, conseguindo unir qualidade com mais novas e modernas tecnologias e mais agressividade comercial”, explicou o presidente da empresa, Celso Kiperman.

Ele esteve em Goiânia acompanhado do diretor de expansão do Grupo A, Luiz Trivelato, que falou sobre o PUC Digital. “Vamos criar a  possibilidade de mais alunos acessarem a PUC Goiás, com o melhor corpo docente, melhor infraestrutura, com benefício da flexibilidade e preço mais acessível”.

Os cursos oferecidos do PUC Digital neste primeiro semestre são: Administração, Ciências Contábeis, Marketing, Gestão Comercial, Gestão Financeira, Comércio Exterior, Logística, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Hospitalar, Comunicação Digital e redes sociais, Produção multimídia, Produção cultural, Gestão de Serviços Jurídicos e Notariais, Big Data e Inteligência Artificial, Internet das Coisas e; Processos escolares: Alimentação escolar, Secretaria Escolar, Infraestrutura das Escolas e Multimeios didáticos. Em 2020, a expectativa é de oferecer outros 18 cursos.

Fotos: Wagmar Alves