Terceira edição da Jornada LCEA in scena lota auditório da EFPH

Com o auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH) lotado, o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Linguagem, Comunicação, Estética e Arte (NEPE-LCEA) realizou na noite desta quinta-feira, 11, a terceira edição da Jornada LCEA in scena, que semestralmente reúne professores e alunos de graduação em leituras interdisciplinares artísticas de temas transversais.

Nesta edição, o evento discutiu o tema guarda-chuva Valores humanos e fraternidade em tempos hipermodernos. “É um evento pensado para os alunos, então é uma alegria enorme ver este auditório cheio hoje”, comemorou a coordenadora do núcleo, professora Návia Costa. Na universidade, o NEPE-LCEA congrega todos os professores de língua, linguagem e metodologia científica, presentes na maioria absoluta dos cursos de graduação. Por isso também, o evento envolve alunos e professores de todos os cursos da EFPH, onde está instalado.

“É um evento importante para demonstrar para nossa comunidade como um mesmo objeto pode ser visto a partir de diferentes pontos de vista epistemológicos”, frisou. Para alcançar tal objetivo, o evento se utiliza de linguagens artísticas diversas, como a música, o canto, o teatro, a dança, a poesia entre outras. O próprio termo em latim que dá nome ao evento (in scena) traz uma ideia sobre execução, já que seu significado poderia ser trazido como “no palco” ou “em apresentação”.

Lançamento

Durante o evento, também foi lançado o Portal de Publicações LCEA, um espaço para a difusão das produções científicas de estudantes de graduação orientados por professores ligados ao núcleo. “O portal foi criado para atender especialmente a comunidade acadêmica em nível de graduação. Os estudantes poderão submeter seus trabalhos para avaliação e possível publicação”, explicou a coordenadora, que também edita a publicação.

O evento foi encerrado com a mesa de leitura interdisciplinar com os professores Divino José Pinto (literatura), Rômulo Vargas (linguística) e Ivan Vieira Neto (história), que discutiram o tema central a partir de suas áreas de atuação.

Fotos: Weslley Cruz