Enfermagem celebra 74 anos de história

Dentro do contexto do Outubro Rosa, o curso de Enfermagem da PUC Goiás, pioneiro no centro-oeste, comemorou na manhã desta terça-feira, 25, 74 anos de história. Com a primeira turma constituída no ano de 1943, e mais de 4 mil profissionais graduados ao longo dos anos, a coordenação do curso reuniu cerca de 400 acadêmicos, no auditório da Área 4 (Praça Universitária), para discutir, juntamente aos alunos, temas relevantes na área da saúde.

Na ocasião, o neurocirurgião Sandoval Carneiro, e a diretora do Instituto Mover, Gisela Rejane, proferiram palestra sobre o Acidente Vascular Cerebral (AVC), já que nesta semana foi aberta oficialmente uma discussão mundial acerca da prevenção do AVC. Eles abordaram sobre os aspectos preventivos, os tipos de AVC e quando é a hora certa para tratar e levar o paciente para o hospital. O evento também contou com a participação dos alunos das ligas acadêmicas do curso e da docente Damiana Aparecida, coordenadora da Liga da Saúde da Mulher, que fez uma abordagem sobre a importância das mulheres realizarem a mamografia na faixa etária indicada e, também, modificar os hábitos de vida.

O evento foi prestigiado pelo reitor Wolmir Amado, pela pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, profa. Milca Severino e pelo diretor da Escola de Ciências Socais e da Saúde, prof. Renato Sandoval. As comemorações do curso de Enfermagem, que atualmente possui 800 estudantes matriculados, entram em consonância com as celebrações pelo aniversário da PUC Goiás, que, neste mês, comemora 57 anos de história. “Estamos muito felizes com o comparecimento dos estudantes dos vários períodos que atenderam ao nosso chamado. Pedimos para que todos viessem de rosa, em alusão ao mês em que trabalhamos com a prevenção do câncer de mama”, pontuou a coordenadora da Enfermagem, profa. Vanusa Claudete.

Fotos: Weslley Cruz