Jornada dos profissionais do futuro começa no Ensino Médio

Ensino Médio para que? Para tirar boas notas no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), ser aprovado no Vestibular ou ainda para acabar com isso logo. A resposta é não. O período, que exaure estudantes e famílias, deve ser dedicado a aprender, uma das habilidades que fará diferença para os profissionais do futuro.

É o que defende a mestre Adriana Rodrigues Ferreira, que é coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da PUC Goiás e fez dois cursos universitários: Publicidade e Jornalismo. Hoje, profissionalmente, ela se define como criativa, para além da dedicação à docência.

Adriana Ferreira apresentou hoje, 8, o tema em palestra de abertura da Feira de Profissões do Colégio Arena, que terá a participação da PUC Goiás até sexta-feira, 12 de abril. A escola terá espaço para palestras e para apresentação prática de carreiras durante o último dia da programação. O objetivo é apoiar e auxiliar na escolha dos adolescentes, que também participarão de palestras realizadas por profissionais que são pais de alunos.

“Quanto mais pudermos preparar esses jovens para entender que a carreiras deles já está em construção, porque o futuro com os seus pontos positivos e negativos vai exigindo essa profissionalização aos poucos e que vai sendo mais potencializada. Eles já estão construindo esse futuro profissional”, explicou Adriana sobre a caminhada, que é devagar e constante.

Sobre a mudança nas profissões, ela afirma que muitas nem foram nomeadas ainda, mas que as tradicionais continuarão a existir, como Medicina, Direito e Jornalismo. “Elas existirão dentro de uma concepção que não existe ainda, mas que eles estão ajudando a redefinir esse cenário de mercado”.

Um dos diferenciais diante da participação da inteligência artificial em todos os campos será a humanidade: lidar com sentimentos e com relacionamento é essencial. “A tecnologia não sente, não desenha cenários, não tem criatividade, porque é uma máquina”. Então, é preciso que futuros profissionais aperfeiçoem o saber e lidem  com os desafios de aperfeiçoa-lo.

Devem participar da Feira de Profissões cerca de 700 alunos da escola, que abriu as porta para a PUC Goiás pelo terceiro ano seguido. Segundo o coordenador de Eventos do Colégio Arena, Thiago Francisco Miranda, o objetivo da iniciativa é oferecer para os alunos oportunidade de conhecer a gama de profissões que existe. “Então a gente tem trabalhado para que eles  experimentem um pouco destes universos”.

Ele reafirmou a importância da participação da PUC neste trabalho, incluindo o contato com as famílias dos vestibulandos. Além da palestra da professora Adriana, também participam do evento a professora e psicóloga da PUC Goiás, Vera Morceli, com o tema Adolescência, família e escolha profissional, a Escola de Ciências Exatas e da Computação e outros cursos, que estarão em estandes no último dia. A participação da universidade é organizada pela Coordenação de Admissão Discente.

Para o estudante João Gabriel Bezerra, 1º ano, foi o momento ideal para refletir sobre sua escolha. Ele quer ser diplomata. “Entendo que esta é uma profissão muito humanizada, quero entender como ela será no futuro e o que eu estou construindo agora”, afirmou ele.

Fotos: Weslley Cruz