Futuros universitários têm contato com diversas profissões

Em uma tarde de muita prática e diálogo, os alunos do Ensino Médio do Colégio Visão, de Goiânia, participaram do último dia de programação da Feira de Profissões, oferecida em parceria com a PUC Goiás, com exposição de mais de 15 carreiras com a presença de professores e acadêmicos das áreas.

Eles puderam participar de experiências e compreender na prática o que algumas profissões podem oferecer à comunidade. O objetivo é ajuda-los nas escolhas sobre o futuro acadêmico e profissional. A parceria com a PUC Goiás começou na última segunda-feira, 1º, com a abertura de um ciclo de palestras sobre profissões.

Segundo André Stuart, orientador acadêmico do Colégio Visão, a vivência com a universidade permite uma nova motivação aos alunos. “O aluno de Ensino Médio tem uma carga de estudo muito grande e tem dificuldade de criar metas e objetivos para justificar esse estudo. Traz a parte prática, fomenta expectativa e traz uma razão para se dedicar”.

Na feira, os alunos puderam simular voo, conhecer sobre anatomia, aprender como funcionam princípios básicos da física e até participar de uma simulação de tribunal. Na prática, trocaram informações, tiraram dúvidas e se sentiram à vontade para vivenciar um pouco de um universo que os espera.

Participaram do último dia da feira os cursos de Ciências Aeronáuticas, Direito, Física, Mecatrônica, Biomedicina, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Química, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Ciência da Computação, Enfermagem, Biologia e Serviço Social. Com o apoio dos acadêmicos, os cursos apresentaram as possibilidades do Ensino Superior.

O aluno de Engenharia Mecatrônica, Sílvio Vidal, foi um dos voluntários da Feira. Participante da Liga Acadêmica de Mecatrônica, ele apresentou junto com colegas inovações como o controle automatizado das lâmpadas e da lixeira. “Vamos em escolas, trocamos experiência e falamos sobre as expectativas. Acaba que a gente tem uma mentalidade mais próxima da deles”, explica o futuro engenheiro, que está no 3º período.

Para Daniel Paro de Carvalho, aluno do 2º ano do Visão, a feira foi um marco decisório. Vindo de uma família de médicas, mas com grande aptidão para Exatas, ele tinha dúvidas sobre qual carreira escolher. “Com a feira, eu fui nas palestras de Exatas e de Biológicas, porque sabia que estaria em uma dessas áreas, e eu decidi que eu quero fazer Engenharia Civil, muito por causa do que eu ouvi”.

Em dos espaços reservados para o curso de Física a alegria era dos alunos e dos professores. Longe das provas e do ambiente formal da sala de aula, Rafael Figueiredo, apresentou diversos experimentos ligados à Física clássica e um à Física moderna, usando princípios de transformação de energia. “Quando se aproxima da ciência com prática e metodologia que faça o estudante sentir a ciência e ele deixa de ser espectador para produzir”.

A participação da PUC Goiás na Feira de Profissões foi organizada pela Coordenação de Admissão Discente. Mais de 500 alunos participaram do evento. Segundo a professora Thelma Perini, o próximo passo será receber os alunos da escola no ambiente da universidade.

Fotos: Weslley Cruz