Medicação: responsabilidades compartilhadas

A Liga Acadêmica de Segurança do Paciente (LASP) da PUC Goiás realizou nesta quinta-feira, 4, o II Simpósio para formação introdutória com o tema O papel da equipe multiprofissional no plano medicamentoso: como prevenir eventos adversos. O evento reuniu acadêmicos e profissionais para formação sobre a multidisciplinaridade no plano de trabalho dentro dos hospitais. A participação será pré-requisito para seleção de novos membros neste semestre.

O tema foi dividido entre as palestras do farmacêutico e bioquímico, doutorando em Ciências da Saúde, Cleiton Bueno da Silva, e a enfermeira, doutoranda em Enfermagem, Edmila Lucas Lima, ambos com experiência em saúde pública. Ambos compartilharam experiências e protocolos importantes na hora da medicação dos pacientes internados.

“O contexto da segurança do paciente tem uma pegada mais multiprofissional, então todas as áreas engajadas em prol e centradas na assistência ao paciente precisam trabalhar juntas. Então um dos âmbitos de atuação do farmacêutico, do enfermeiro, do médico e do fisioterapeuta é o plano medicamentoso, que visa a recuperação da saúde daquele paciente”, explicou Cleiton.

O evento foi organizado pelos estudantes da Liga Acadêmica, que realiza trabalhos em escolas e outras instituições com orientações sobre saúde e educação. O diretor executivo da Liga, Daniel Ribeiro de Almeida, afirmou que o evento abordou a importância desta multidisciplinaridade do projeto terapêutico e a segurança do paciente. “Temos que nos unir para construir um trabalho melhor e evitar os eventos adversos”. Há um ano na liga, ele diz que a experiência acrescentou na sua relação com a extensão e o conhecimento acadêmico.

Fotos: Weslley Cruz