Programa Bombeiro Mirim promove acolhida de voluntários na PUC Goiás

A PUC Goiás recebeu na manhã desta sexta-feira, 29, oficiais, instrutores, professores, voluntários e estagiários ligados ao Proebom 2019 – Programa Educacional Bombeiro Mirim, realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) com o apoio da universidade. A Aula de acolhimento ocorreu no auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades, no Setor Leste Universitário.

Iniciado em 1997, o programa social oferece a crianças e adolescentes de 8 a 12 anos a oportunidade de uma formação voltada para a cidadania, mas com base em valores militares. Ao longo desse tempo, foram mais de três mil bombeiros mirins formados pela corporação. A partir de acordo firmado no ano passado com a universidade, o programa passou a contar com voluntários e estagiários de diversos cursos de graduação e de programas de extensão. “É uma parceria importante, que traz ainda mais qualidade para o Proebom”, destacou o coronel Anderson Cirino, sub-comandante geral do CBMGO, ao lembrar a trajetória do programa desde sua criação até o ponto atual, em parceria com universidades como a PUC. “Nosso objetivo não é a quantidade de formados, mas a qualidade. Eles se tornarão agentes multiplicadores em nossa sociedade”, pontuou.

Representando a Reitoria, a pró-reitora de Graduação, professora Sonia Margarida Sousa, fez um rápido resgate da atuação da universidade com a formação de crianças e adolescentes, a partir da extensão universitária, desde a década de 1980, e destacou a força que duas instituições desse alcance podem ter na ampliação da cidadania nas próximas gerações. “A gente fica muito feliz, porque sozinho ninguém faz nada. Juntos, construímos pontes em favor da sociedade. Queremos vida longa a esta parceria. Tenho certeza que será uma travessia que marcará tanto a PUC como a corporação”, frisou ela, que ainda projetou ampliações no projeto conjunto, com a inclusão da pesquisa científica na proposta de trabalho.

Formação conjunta

Ao longo do ano, as 150 crianças e adolescentes participantes do Proebom 2019 contarão com um time de professores e monitores que inclui 44 voluntários e estagiários da PUC Goiás. Acadêmicos dos cursos de Biologia, Direito, Letras e Matemática e voluntários dos programas de Direitos Humanos (PDH) e Em Nome da Vida (PNV) atuarão tanto em disciplinas tradicionais como em disciplinas transversais, como Ética e Cidadania, Direitos Humanos e Prevenção e Uso de Drogas.

“Para nós é uma questão muito cara, porque é uma junção de esforços da graduação e da extensão, uma atuação conjunta em um projeto de formação cidadã”, lembrou a coordenadora de Estágio, Monitoria e Egressos (Caeme) da universidade, professora Ana Flávia Mori. “É uma grande oportunidade de alicerçarmos conceitos de cidadania em um público que provavelmente só teria acesso a isso muitos anos depois, já na vida adulta. E, para nós, é também a oportunidade de formação, porque aprendemos nossos alunos e voluntários também se formam nesse processo formativo”, pontuou a coordenadora de Extensão (Cdex), professora Denize Daudt.

Fotos: Wagmar Alves