Alfadow traz equipe técnica do Goiás para PUC

Os educandos e os voluntários do Projeto Alfadown, da PUC Goiás, tiveram uma tarde diferente nesta terça-feira, 26, e entrevistaram parte da equipe técnica do Goiás Esporte Clube. O evento faz parte da ação Bola na Rede, que uniu o time de futebol e a universidade, para incentivar a inclusão social das pessoas com síndrome de Down.

Na bancada, na Área 1, foram entrevistados o gestor de Marketing, João Grego, o coordenador de Eventos, Aledino Montes, e o educando Gustavo Miranda, que foi gandula na partida contra o Iporá, no Estádio Hailé Pinheiro, no dia 20, junto com outros três colegas, e dividiu a experiência dentro do campo. Além deles, todos os alunos tiveram acesso ao gramado e à uma experiência diferente no esporte.

A entrevista foi recheada de curiosidade e elogios ao time goiano, que abriu as portas para os educandos. A aluna Kamila quis saber os prêmios já conquistados pelo clube e o aluno Gabriel foi à frente do palco junto com o pai, torcedor de carteirinha do time, para gritar um viva à iniciativa. A festa do Goiás na PUC foi completa com a presença do mascote do time, que brincou com os alunos presentes e posou para fotos.

A ação Bola na Rede será realizada durante todo o semestre, nas partidas do Goiás Esporte Clube. Na coletiva, os alunos contaram com a presença da professora Márcia de Alencar Santana, pró-reitora de Extensão e Apoio Estudantil. “O trabalho da universidade é para levar justiça e beleza a todo mundo, respeitando as pessoas em sua dignidade e diferenças. Acreditamos que o Alfadown trabalha a inserção e a inclusão social como instrumento de redução das injustiças sociais”.

Para João Grego, os valores do esporte andam juntos com os da universidade. “A missão do Goiás é inspirar a vencer. E aqui estamos cercados de vencedores”, afirmou ele. O discurso foi seguido por Aledino, que, emocionado, falou como se sentiu incluído na festa do Alfadown e que ganhou novos amigos. “Temos aqui vários exemplos para inspirar os nossos atletas”.

Segundo a professora Juliana Hannum, coordenadora do Programa de Inclusão Social, o objetivo da parceria é desenvolver a autonomia dos alunos, sejam adolescentes ou adultos com síndrome de Down, e incentivar a inclusão deles em novos espaços. “Nós temos muitos adolescentes e adultos no Alfadown. Trabalhamos, com eles, o desenvolvimento de habilidades sociais e o mundo do futebol, a importância do esporte e também da atividade física no desenvolvimento das pessoas com deficiência”.

Fotos: Weslley Cruz