Mecatrônica premia estudantes em desafio

Programação integrante do II Congresso de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás, a quarta edição do Desafio Mecatrônico foi aberta na manhã desta sexta-feira, 21, no Espaço Cultural da Área 3(Praça Universitária). A competição de robótica, voltada aos estudantes do curso de Engenharia de Controle e Automação (Mecatrônica), é constituída por duas categorias de robô já tradicionais no prêmio (setor de linha e sumô) e, neste ano, apresenta uma novidade, que é a categoria robô inovador.

“Neste tipo de categoria pode ser criado qualquer tipo de robô, e quanto mais equipamentos de sucata e reaproveitamento de peças, maior pontuação o projeto vai ter”, explicou o coordenador do curso de Mecatrônica, prof. Vitor Hugo Martins. Na prova, os competidores precisam cumprir uma trajetória, já que o desafio é fazer com que o robô percorra todo o labirinto. As provas, com participantes da PUC Goiás e IFG, ocorrem no turno matutino e o resultado será divulgado no local do concurso, às 14 horas, pela banca avaliadora composta pelo corpo docente da Mecatrônica. Os vencedores terão como prêmio uma visita técnica à fábrica da Caoa Hyundai, em Anápolis. De acordo com a coordenação do curso, o Desafio Mecatrônico da PUC Goiás é o único do ramo que é realizado no centro-oeste brasileiro.

Para cumprir a meta, é necessário pensar toda uma logística. O desafio surge não apenas na hora da competição, pois envolve um trabalho intenso nos bastidores, previamente à prova. “A parte mais difícil é a programação, porque na montagem conseguimos substituir as peças com facilidade. Porém se errarmos uma vírgula, a programação falha e quando está tudo pronto é uma satisfação enorme”, relatou o competidor Bruno André Batista, que juntamente com os colegas Gleice Kelly e Felipe Faria, concorrem na categoria robô inovação. O carrinho criado pelos estudantes da Mecatrônica possui um sensor ultrassônico que reconhece objetos e mede a distância necessária para percorrer o labirinto da prova.

Além da competição foram expostos trabalhos de robótica desenvolvidos por acadêmicos do curso  e dois convidados  proferiram palestras sobre assuntos ligados à mecatrônica: o desenvolvedor de Negócios da Siemens, Rodrigo Munhon,  explanou sobre a Indústria 4.0, e o gerente da Macro Projetos e Animação, Edson Neto,  palestrou sobre automação predial.

Fotos: Weslley Cruz