Aula inaugural da Psicologia discute impactos da mídia na sociedade

Dando continuidade à programação de abertura de semestre, o curso de graduação em Psicologia e o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Escola de Ciências Sociais e da Saúde realizaram na noite desta sexta-feira, 15, a aula inaugural Diálogos sobre a mídia atual: ensaios (pós)construcionistas em psicologia social, com o professor d. Benedito Medrado, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Reunindo cerca de 200 estudantes, professores e pesquisadores, a aula chamou atenção pela temática escolhida: a influência das tecnologias de comunicação na vida em sociedade, sob o ponto de vista da psicologia social. “Poder tratar a mídia com responsabilidade é um desafio”, reflete o professor. “A mídia, para nós, é também um objeto de estudo. Podemos tentar entender como as mídias atravessam os limites do nosso corpo, do nosso espaço, do nosso tempo. Os celulares, hoje, nos acompanham a todo tempo, estamos em diversas redes sociais diferentes, compartilhamos nossa voz com o mundo. As mídias produzem uma série de coisas, incluindo limites e barreiras para as nossas relações humanas”, explica.

A questão intriga psicólogos e pesquisadores porque a medida que nossa sociedade fica cada dia mais conectada, novas preocupações e desafios surgem para a saúde mental da população. Novas síndromes como a FoMO, sigla para “Fear of Missing Out” (medo de perder algo) e a amplificação de sentimentos como angústia, mau humor, depressão, ansiedade e pânico são exemplos.

Ano de comemorações

A aula também lembrou as comemorações dos 45 anos do curso de graduação e 20 anos do Programa de Pós-Graduação, ambos pioneiros em Goiás e determinantes para o crescimento da profissão na região Centro-Oeste.

“Estamos em um ciclo comemorativo, que será concluído em agosto”, frisou a coordenadora da graduação, professora Juliany Gonçalves Guimarães. “Nos orgulhamos por a Psicologia na nossa escola, por seu protagonismo. Os eventos sempre têm grande participação do corpo de alunos e isso é uma prova do interesse desses acadêmicos”, destacou o diretor da escola, professor Renato Sandoval.

Também participaram da aula o coordenador do Programa, professor Cristiano Coelho, e a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, professora Milca Severino.

Fotos: Weslley Cruz