PUC Goiás recebe evento sobre ética em pesquisa

A PUC Goiás sedia pela primeira vez o treinamento da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) para os membros de Comitês de Ética em Pesquisa dos estados de Goiás, Minas Gerais e Distrito Federal, nos próximos dias 20 e 21 de março. O objetivo principal é a melhoria da qualidade das análises éticas dos projetos de pesquisa.

No Auditório da Área 4 da instituição, a entidade realiza a programação voltada para a formação em ética e pesquisa dos responsáveis por avaliar todos os projetos em curso na região. O evento será aberto às 8 horas com palestra com o tema Desafios atuais do Sistema, do presidente da Conep, Jorge Venâncio.

Entre os temas principais estão as resoluções éticas mais importantes para pesquisas e também a Plataforma Brasil, usada por todos os pesquisadores para submeter os trabalhos à aprovação. O evento deve reunir cerca de 230 pessoas.

“A grande questão é que os pesquisadores e os cientistas entendam que a ética faz parte do projeto. Existem resoluções específicas que protegem o participante das pesquisas e, desta forma, protege o pesquisador”, explicou o doutor Rogério José de Almeida, coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa da PUC Goiás.

A universidade recebe o prestigiado evento com a bagagem de avaliar cerca de 60 projetos/mês, desde a graduação até a pós-graduação, em uma das maiores médias do Brasil. Cada CEP libera em média, 5 projetos/mês. Em 2018, a instituição analisou mais de 550 processos com projetos de pesquisas envolvendo humanos.

O Brasil possui cerca de 800 comitês de ética. Segundo o doutor Rogério José de Almeida, a escolha da PUC para sediar o evento foi recebida com muito entusiasmo e reverência pela instituição de ensino.

Mais informações sobre o CEP: http://sites.pucgoias.edu.br/puc/cep/