Com formação humanizada, curso de alfabetização para adultos inicia semestre

Teve início nesta sexta-feira, 8, as aulas da 8ª turma do curso de alfabetização para adultos do Projeto de Educação e Cidadania (PEC) da PUC Goiás. Gratuito e com foco em adultos, sem limite de idade máxima, o curso está em seu quarto ano de atividade, na Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH). Neste semestre, mais de 20 alunos já estão matriculados, mas as inscrições seguem abertas em fluxo contínuo.

Entre eles, a já bisavó Maria de Luz Dias, 78, que retomou os estudos com professores após décadas estudando sozinha ou com a companhia de amigos, em casa. Sua última etapa de educação formal foi em 1963. “Escola mesmo eu não fui, depois disso. Quando fui, não gostei”, conta, rindo. “Tem gente que parece que tem medo [de tentar]. Vamos ver se ainda dá tempo”, torce, sendo imediatamente incentivada por colegas e monitores.

Junto de dona Maria, estão outras pessoas de diferentes idades e níveis de escolaridade. Os desejos com o curso são os mais diversos: aprender a ler, melhorar a fluidez na escrita, ler com mais facilidade, conseguir um emprego melhor. Em comum, o entendimento de que o que será aprendido virá a partir do debate. “A alfabetização não é só técnica, ela é ligada à alfabetização política do sujeito, ao seu entendimento de mundo, o conhecimento de seus direitos e deveres, sua conscientização. Tudo que é material para as aulas do curso de alfabetização vem de experiências que eles trazem, são questões que os cercam”, explica a coordenadora do PEC, professora Patricia Marcelina Loures.

A primeira temática escolhida já foi justiça social e cidadania, tema ligado à Campanha da Fraternidade (CF) 2009, promivida pela CNBB. “A nossa sociedade é preconceituosa. Precisamos mudar essa cultura para termos uma sociedade que viva em paz. As políticas públicas são esse espaço em que a gente garante nossos direitos”, lembra a coordenadora do programa guarda-chuva de Direitos Humanos (PDH), que abriga do PEC, professora Núbia Simão. “É muito importante que as questões humanitárias sejam resgatadas na formação”, completa.

Além de professores ligados ao PEC e ao PDH, o curso gratuito conta ainda com a ajuda de acadêmicos voluntários. Atualmente, 15 alunos, vindos dos cursos de Direito, Fonoaudiologia, Pedagogia e Psicologia participam da iniciativa.

Matrículas

Oportunidade de alfabetização gratuita e com foco no aluno, o projeto recebe inscrições durante todo o ano. Para isso, o futuro aluno deve procurar a sala 111 da Escola de Formação de Professores e Humanidades [Rua 227, n. 3669, Setor Leste Universitário], sempre às sextas-feiras, das 14h às 17 horas. Qualquer pessoa adulta pode participar.

As orientações serão dadas no local e o aluno poderá fazer uma aula experimental. Informações adicionais podem ser dadas pelo telefone (62) 3946-1175 e pelo email pec.pucgoias@gmail.com.

Fotos: Weslley Cruz