Arquidiocese de Goiânia lança Campanha da Fraternidade 2019

A Arquidiocese de Goiânia lançou, na manhã da Quarta-feira de Cinzas (6) na Cúria Metropolitana, a Campanha da Fraternidade 2019, cujo tema é “Fraternidade e Políticas Públicas” e lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1, 27), ação realizada em todo o Brasil pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O evento contou com a presença de diversas autoridades civis e religiosas, entre elas o arcebispo de Goiânia e grão-chanceler da PUC Goiás, Dom Washington Cruz e os bispos auxiliares, Dom Levi Bonatto e Dom Moacir Silva Arantes; o reitor da PUC Goiás, prof. Wolmir Amado; e representantes dos poderes executivos e legislativo. A universidade realizará programação durante todo o ano referente à temática da Campanha.

Dom Washington Cruz afirmou que a Campanha da Fraternidade se apresenta como um itinerário para os 40 dias da Quaresma em que todos os cristãos são chamados à conversão pessoal. Ele convidou todos a se aproximarem e buscarem na Campanha uma fonte para a aproximação com Deus e os irmãos. “A campanha deste ano trata da fraternidade e das políticas públicas. É um tema complexo que precisamos enfrentá-lo com determinação, estudo e muito empenho penitencial. A principal exigência é capacitar nossas comunidades e colaborar com o povo brasileiro a fim de que todos compreendam e tenham condições de participar na formulação de políticas públicas”.

A temática proposta pela CF neste ano foi explicada, durante o evento, pela promotora de Justiça Suelena Carneiro. Ela disse que o tema reforça a preocupação da Igreja com a vida do povo brasileiro. Para que seja efetiva, porém, a promotora pontuou que é necessário a participação da comunidade e o respaldo da população. “Só haverá resultados com a participação dos cidadãos”, destacou.

O bispo auxiliar Dom Moacir Silva Arantes reafirmou a dimensão espiritual da Campanha da Fraternidade que além de ser um instrumento de transformação social é também um instrumento de conversão pessoal. “Toda política pública começa a partir do momento que eu contemplo a necessidade do outro, que às vezes não é minha, e eu a entendo e me comprometo com a mudança que o outro precisa”.

A PUC Goiás apoia a igreja nas discussões e ações por meio de suas unidades acadêmicas e programas de extensão. A Comissão de Articulação da Campanha da Fraternidade 2019 (CF) da universidade,  com representantes da Reitoria, Paróquia Universitária, Programa de Direitos Humanos, Instituto Dom Fernando, Coordenação de Arte e Cultura e escolas da universidade,  já anunciou importantes eventos que vão tratar da Campanha da Fraternidade no mês de março. Todas as agendas são abertas para a comunidade.

Eventos

Na próxima terça-feira, 12 de março, o professor Wolmir Amado vai falar sobre o tema da CF2019, no Colégio Santa Clara. Ainda no dia 12, a universidade celebra o aniversário de 62 anos do curso de Serviço Social durante aula inaugural do curso. Alunos e professores vão discutir o tema: Políticas Públicas no Contexto da Regressão dos Direitos Sociais, já contextualizado com a Campanha da Fraternidade 2019, com palestra da professora doutora Maísa Miralva Silva. Na outra semana, no dia 18 de março, representante do movimento das barragens ministra palestra também no curso de Serviço Social sobre direitos da população nas áreas de construção destes sistemas.

Ainda no dia 18, o Programa de Direitos Humanos (PDH) e os Centros Acadêmicos promovem evento sobre Políticas Públicas e Direitos da Mulher. O evento será realizado em dois horários, às 8h e às 19 horas, no Teatro do Câmpus V. Segundo a professora Núbia Simão, coordenadora do PDH, serão apresentados resultados de pesquisas da Extensão e da Iniciação Científica sobre violência contra a mulher, incluindo observações dentro do meio acadêmico. As apresentações serão seguidas por mesa-redonda entre professores da instituição e com as dúvidas dos acadêmicos.

(Fúlvio Costa,  do Vicariato de Comunicação, com informações da PUC Goiás)

Fotos: Wagmar Alves