Biologia para a sala de aula

A experiência da egressa de Biologia da PUC Goiás, Jacqueline de Souza Lima, foi compartilhada em palestra realizada nesta quinta-feira, 28 de fevereiro, com o tema: Trajetória acadêmica de uma bióloga: da graduação ao pós-doutoramento em Ecologia Molecular. Ela falou para os alunos da Escola de Ciências Agrárias e Biológicas, no Auditório do Bloco S, no Câmpus II.

Atualmente, Jacqueline é bolsista de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial e estuda no Laboratório de Filogenética e Funcional do Departamento de Ecologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. “Falei da minha trajetória acadêmica desde 2005, quando ingressei em Ciências Biológicas na PUC. Hoje estou vinculada em um projeto com várias universidades do Brasil e vou passar um pouco de todos os trabalhos que eu fiz ao longo destes anos”, afirmou Jacqueline.

Além das pesquisas, ela falou sobre as etapas da graduação e da pós-graduação, com a produção de trabalho de conclusão de curso e a participação em várias pesquisas. “Meu conselho é que quem quer seguir vida acadêmica é tentar colaborar com pesquisadores. Rede de colaboração boa facilita o surgimento de oportunidades”. Ela própria hoje atua ao lado de professores, como a coordenadora do curso Mariana Telles, no Instituto Nacional de Ecologia Evolução e Conservação da Biodiversidade.

O evento foi organizado pela Liga Acadêmica de Zoologia a partir do convite da coordenadora do curso de Biologia. Para Mariana, o convite à egressa é importante para inspirar os alunos “Ela é uma motivação para os estudantes que estão na graduação agora e podem a partir dos relatos se enxergar como biólogos em formação”.