Universidade entrega certificados a 950 monitores

A Pró-Reitoria de Graduação da PUC Goiás (Prograd) promoveu na manhã desta quinta-feira, 20, no auditório da Área 2 (Setor Universitário), uma cerimônia de entrega de certificados aos acadêmicos monitores, dos mais diversos cursos de graduação. De acordo com a coordenadora de Apoio ao Estágio, Monitoria e Egressos, profa. Ana Flávia Mori Lima, 950 monitores recebem o certificado neste semestre. “É um evento tradicional, pois já chegamos à sexta edição. É um momento para oportunizar a integração entre os alunos, além de reconhecer o trabalho desenvolvido ao longo do semestre, não só para o monitor, como também para o docente orientador”, ressaltou.

O evento foi presidido pela pró-reitora de Graduação da universidade, profa. Sônia Margarida, que ressaltou a importância do monitor como uma parte integrante do processo de ensino-aprendizagem. Em todo semestre é aberto um edital de seleção, de forma a preencher vagas disponíveis. “É uma grande oportunidade para o aluno que se destaca na disciplina, e que tem uma capacidade de aprendizagem diferenciada. Para o estudante é uma oportunidade de aprofundamento, inclusive, da metodologia de ensino nas suas bibliografias”, declarou a pró-reitora.

Além de ser uma ponte para a carreira docente, a monitoria traz benefícios para a própria universidade, já que permite a aprendizagem em pares. “São aqueles estudantes da mesma faixa etária, ou da mesma faixa geracional, que vão auxiliar o professor que ministra a disciplina e os conteúdos, sejam teóricos ou de laboratório”, complementou a gestora. De olho nesse processo, as monitoras Tássia Moreira (Biologia) e Kalane Moura (Direito) viram na monitoria uma oportunidade para exercerem, futuramente, a função de professoras. “Além de estimular o aprofundamento em um conteúdo específico, é uma chance para ingressar em processos seletivos de mestrado e doutorado. Ensinar pessoas é gratificante e criamos vínculos com os alunos”, pontuaram.

Os monitores que não puderam comparecer à cerimônia podem recolher seus respectivos certificados nas coordenações de monitoria. Mais informações podem ser obtidas no telefone: 3946- 1187 (Coordenação de Apoio ao Estágio, Monitoria e Egressos).

Fotos: Weslley Cruz