Universidade homenageia pesquisador da Escola de Ciências Exatas

O primeiro dia do II Congresso de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás foi encerrado com homenagem. A universidade concedeu a prof. dr. Clóves Gonçalves Rodrigues, da Escola de Ciências Exatas e da Computação (ECEC), o diploma do mérito científico. A cerimônia foi realizada no Auditório da Área 4, na noite desta quarta-feira, 19, com a presença de gestores, professores, alunos e familiares do homenageado.

Ele recebeu o diploma, a medalha e o brasão da universidade das mãos do reitor da instituição, prof. Wolmir Amado, e da pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Milca Severino.

Esta é a terceira edição da homenagem. No ano passado, o prof. José Carlos Libâneo, da Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH), teve a trajetória reconhecida. Em 2014, o prof. Lorismário Simonassi, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, recebeu o diploma.

Autor de livros e de artigos científicos, prof. Clóves é doutor e pós-doutor em Física pela Universidade de Campinas (Unicamp). “É uma alegria muito grande ter o trabalho de muitos anos reconhecido pela nossa casa”, disse ele, momentos antes do início da solenidade. Sua esposa, a professora Denia Lende, e o filho do casal, Miguel, de apenas dois anos, acompanharam a homenagem.

Rodrigues recordou os primeiros passos no mundo acadêmico e destacou o papel da iniciação científica para a carreira exitosa. “Tudo começa com uma boa graduação. Mestrado e doutorado são consequência”, pondera ele, que ao longo da carreira acadêmica se dedicou ao estudo de física estatística aplicada ao estado sólido. Hoje, ele trabalha com semicondutores.

meritocientifico_34

A escolha

A pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da PUC Goiás, profa. Milca Severino, destacou o perfil discreto do pesquisador. Ela relatou que, ao assumir o cargo na gestão da universidade, viu nele um “professor com alta produção acadêmica, porém escondido”. A partir da descoberta, veio o convite para integrar o mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas.

“Nós, pesquisadores, temos uma digital. Nossa produção está registrados no Currículo Lattes, você trabalha e o mundo vê. A Escola de Ciências Exatas e da Computação está de parabéns por esse pesquisador que muito faz pela universidade”, declarou, enfatizando que a trajetória de Clóves pode inspirar alunos e professores da instituição.

meritocientifico_25

A gestora ainda explicou como ocorre a escolha do homenageado. Segundo ela, uma lista tríplice é encaminhada por uma comissão ao reitor, que decide pelo nome do homenageado.

A comissão é formada pela coordenadora de Pesquisa da instituição, profa. Priscila Valverde, pelo coordenador da pós-graduação Stricto Sensu, prof. Darlan Feitosa, pelo coordenador da pós-Lato Sensu, Brasilino Ferreira Neto, e pelo prof. Nelson Jorge da Silva Jr. “São observados critérios como o currículo e a relevância da produção científica”, explica.

Reconhecimento

A coordenadora da ECEC, profa. Miriam Gusmão, detalhou a trajetória acadêmica do homenageado, destacando a alegria pelo reconhecimento ao colega. “Clóves escolheu a PUC Goiás como extensão da sua casa. É também um amigo e um colega que cativa pelo seu jeito simples e humilde”, frisou. Colegas da Escola também gravaram um vídeo com homenagem ao professor.

Fotos: Ana Paula Abrão