Ministro Ives Gandra Martins Filho participa de Tertúlia

A PUC Goiás recebeu nesta sexta-feira, 22, a Tertúlia – Diálogo entre amigos, promovida pela Paróquia Universitária São João Evangelista, no Auditório da Área 4 da universidade. Nesta edição especial, o evento trouxe como interlocutor o ministro do Tribunal Superio do Trabalho (TST), dr. Ives Gandra Filho, com o tema Direito Natural.

Com o auditório lotado, o ministro apresentou as bases do direito natural – o núcleo mínimo de direitos humanos – em perspectiva com outras correntes jurídicas históricas e abriu um espaço de discussão com os acadêmicos. “Foi com muito prazer que aceitei o convite. Gostaria de tornar esse assunto bastante acessível, compreensivo”, reforçou.

Organizador do evento, o padre Luiz Henrique Brandão Figueiredo agradeceu a universidade pelo apoio com as discussões, iniciadas em 2016, na Paróquia, e extendidas à universidade em algumas oportunidades. Sobre a escolha do tema, destacou a importância de conhecermos os fundamentos que são a base do direito no ocidente. “É uma reflexão que foi um pouco esquecida. Somos mais dependentes do direito natural do que imaginamos”, defendeu.

Fundamentos

Para reacender as discussões sobre o direito natural, o ministro exemplificou a nossa relação atual, como sociedade, com a manutenção de direitos e da justiça. “Por que os direitos humanos estão sendo tão desrespeitados? Penso que, para tornar efetivos esses direitos, precisamos fundamentá-los melhor, de forma mais sólida”, disse, ao lembrar, entre outras coisas, da dificuldade de um consenso na definição de direitos.

Gandra Filho também lembrou a importância da discussão, na universidade, sobre direitos, deveres e ética. “Se eu for tecnicamente bom, mas eticamente corrompido, quanto melhor eu for em técnica, pior eu serei, porque serei injusto nas minhas decisões”, afirmou, enaltecendo uma formação humanística sólida, desenvolvida também no ambiente universitário.

Fotos: Ana Paula Abrão