Sou PUC é iniciado com professores da extensão

Antes de iniciar a formação de professores orientadores e de acadêmicos mediadores em março, a comissão do Projeto Sou PUC – Acolhida se reuniu nesta quinta-feira, 21, para a formação dos professores de base da ação, ligados aos programas de extensão da universidade, na plenária da Sociedade Goiana de Cutura (SGC). Juntos, os professores de programas e projetos ligados à ação comunitária discutiram o projeto e os impactos do acolhimento na vida universitária.

“É um momento de sensibilização desses professores para a acolhida dos ingressantes. O acolhimento é desejado em qualquer ambiente social, mas na universidade tem um peso diferente. Um estudante bem acolhido pode entender os tramites da universidade e usufruir ao máximo as oportunidades que são oferecidas aqui. Coisas que, muitas vezes, eles só tomam conhecimento na reta final”, explica a coordenadora de Extensão, professora Denize Daudt.

Um dos idealizadores do projeto, o professor Marcos Antonio de Moraes, do Programa em Nome da Vida (PNV), lembrou que o fortalecimento de uma cultura de acolhimento é importante não só para diminuir a evasão, mas para garantir que a universidade seja um ambiente de fortalecimento para esse jovem que está se formando adulto. “É importante acolher de uma forma que o aluno se sinta seguro no processo”. O fortalecimento de vínculos e a criação sistemática de uma rede de acolhida e apoio ao estudante pode fazer toda a diferença no processo de ensino-aprendizagem, indo em direção a princípios da universidade como o de formação humanizada.

Comissão do Projeto Sou PUC – Acolhida se reuniu nesta quinta-feira, 21, para a formação dos professores de base da ação. | Foto: Weslley Cruz

Entenda o projeto

Voltado iniciamente para estudantes ingressantes dos cursos de graduação das escolas de Ciências Exatas e da Computação (ECEC), de Comunicação (ECOM) e de Formação de Professores e Humanidades (EFPH), o projeto visa a reestruturação na estrutura de acolhimento da PUC Goiás. Reunindo forças de professores de programas ligados à ação comunitária (Cdex), professores orientadores das escolas e acadêmicos veteranos das escolas, as ações pretendem trazer mais conhecimento e confiança aos calouros da graduação. Como resultado, espera-se atingir uma nova dimensão na cultura de acolhimento da instituição, de forma mais integrada e participativa, onde cada um entende seu papel para a manutenção de uma vida acadêmica saudável desde a graduação.

Para funcionar, são realizadas formações “dominó” a cada semestre. Um grupo de base, composto por docentes ligados a programas e projetos de extensão é formado pela universidade. Depois, esses professores repassam a formação, em forma de oficinas, para os demais docentes eleitos para o projeto em cada curso. Esses professores, por sua vez, treinam os acadêmicos veteranos, que atuarão como mentores de seus colegas ingressantes. A partir da colaboração de professores orientadores e de veteranos mediadores, os novos alunos serão acompanhados visando potencializar suas vivências na universidade ao longo do curso.

A expectativa é que o Sou PUC – Acolhida seja expandido para as outras escolas e institutos que sediam cursos de graduação da universidade nos próximos semestres. O projeto ainda deve ser ampliado para atingir alunos de diferentes etapas de formação ao longo dos anos.

Fotos: Weslley Cruz