Alienação parental e outras violências contra idosos são tema de aula inaugural

A Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) abriu semestre letivo na PUC Goiás nesta segunda-feira, 18, com a discussão de tema polêmico e muito atual. A Alienação Parental: prevenção à violência financeira e psicológica foi discutida pela delegada titular da Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso (Deai-GO), Ana Lívia Batista Alves de Paiva, e pela Conselheira Estadual da OAB-GO e presidente da Comissão Especial do Advogado Senior da OAB-GO, Sara Mendes, no auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades (Área 6).

Alunos da Unati, professores, alunos voluntários e familiares acompanharam as discussões sobre a realidade atual dos idosos em Goiânia, o Estatuto do Idoso e as orientações sobre responsabilidade e direitos nos cuidados com as pessoas idosas. “É uma temática que deve ser tratada pela sociedade, já que as pessoas idosas são constantemente vítimas dos seus próprios parentes, porém nem sempre elas mesmas têm esclarecimentos para conseguirem entender que sofrem alienação parental”, explica a advogada Sara. Ela lembrou os deveres constitucionais da família em relação aos idosos: cuidar, zelar e proteger.

A experiência da delegacia Ana Lívia de Paiva falou sobre os crimes mais recorrentes com os idosos, como exploração financeira, abandono e maus tratos físicos e psicológicos. “A PUC surge como uma parceira para conscientizar a pessoa idosa. Às vezes ela não conhece seus direitos e não sabe como se defender”. Ela falou da importância da  Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso, que  funciona junto à Secretaria Cidadã, no atendimento dos cidadãos, incluindo para denúncias anônimas.

O novo semestre da Unati traz desafios para os alunos e os professores com as discussões que permearão o tema da Campanha da Fraternidade sobre políticas públicas. “Temas densos e difíceis que fazem parte da realidade da pessoa idosa”, explicou a professora Lisa Tôrres, coordenadora do Programa de Gerontologia Social da universidade, que ressaltou os deveres com os idosos por parte dos familiares.

Dona Sebastiana Cordeiro de Brito, 79, é uma aluna veterana da Unati comemorou a volta às aulas. “Aqui é uma segunda família. Sinto saudades nas férias”. Ela está matriculada na aula de dança e lamenta não poder participar do teatro, por causa de um choque de agendas. “O curso é muito importante pra mim, faço amigos e nos cuidamos”, explica.

Novidades

Com 12 opções de cursos, mais de cem alunos matriculados vão optar por dois novos cursos, de Ginástica Funcional e de Jogos Cognitivos. O primeiro trabalha equilíbrio e o segundo questões ligadas ao raciocínio e à memória. Além disso, a universidade oferecerá duas turmas de dança circular, devido à procura do curso, e volta a oferecer teatro para os alunos.

Fotos: Weslley Cruz