Escola promove ciclo de palestras sobre Direitos Humanos dos Pacientes (DHP)

A Escola de Ciências Médicas, Farmacêuticas e Biomédicas da PUC Goiás promoveu nesta quinta-feira, 17, o ciclo de palestras Direitos Humanos dos Pacientes (DHP), na sala mutiuso 3 da Área 4, no Setor Universitário. Com plateia cheia, o evento contou com apresentações da professora Aline Albuquerque (UnB) e dra. Denise Gonçalves de Araújo Mello e Paranhos (UnB), além da preseça do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego).

Uma das autoridades no assunto no Brasil e fundadoras do conceito de DHP, a professora Aline Albuquerque contextualizou o uso do instrumento fora do país e trouxe cases locais. “Não é uma realidade no Brasil, onde ainda achamos que os direitos humanos estão restritos ou ligados à criminalidade, mas em muitos lugares do mundo é. A OMS [Organização Mundical de Saúde] e a ONU [Nações Unidas] já reconhecem esse direito. É algo consolidado”. A ferramenta ético-jurídica, explica a professora, é relacionada aos direitos dos pacientes, o que exige uma nova visão. “O conhecimento que o paciente tem dele mesmo não poderia ser ignorado, mas muitas vezes é. [Nos DHP] a voz do paciente tem que ser respeitada”, disse, ao citar casos em que adolescentes são impedidos ao atendimento mais adequado por intervenções da família, por exemplo.

“Dá pra fazer muitas pontes com o que já vimos”, analisa o professor Flávio Rocha Lima Paranhos, da PUC Goiás. “É um tema novo na saúde brasileira e que tem muita ligação com a discussão central que este congresso propõe, da redução da desigualdade”, pontua Denise Paranhos, ao apresentar um recorte do tema voltado aos pacientes idosos, tema de sua tese de doutoramento na Universidade de Brasília e do livro lançado durante o evento.

Fotos:Weslley Cruz