Instalação possibilita leitura guiada sobre migração humana

O Sistema de Bibliotecas (Sibi) e o Programa de Pós-Graduação em Letras da PUC Goiás realizaram na quinta-feira, 11, a primeira edição, em parceria mútua, do Projeto Leituras, com foco nos estudantes de graduação que participarão da edição 2018 do Enade.

No hall da Biblioteca Central, na Área 1, o professor Átila Teixeira e mestrandas da linha de pesquisa Crítica Literária, Tradução e Transcrição conduziram uma aula performática sobre processos migratórios humanos, tema que aparece entre os itens de formação geral do exame.

“A nossa intenção é que o público entenda a migração, mas principalmente para que pensem a migração como um direito humano. Enquanto houver humanidade, haverá migração”, pontou o professor.

Para a exposição do tema, o ambiente foi composto por elementos lúdicos, artísticos e culturais. Além da composição cenográfica com um barco e capaz de livros, quem foi à Biblioteca pode ver fotos, pinturas, poemas, trechos de romances, além de pequenas performances. “A leitura é guiada nesta exposição”.

O projeto

Iniciado em 2015, o Projeto Leituras traz ao hall da Biblioteca Central temas que possam contribuir com a formação humana, plástica e histórica dos acadêmicos da universidade. Neste mês de outubro, temas de formação geral do Enade serão trabalhados para fornecerem mais uma fonte de informação aos estudantes.

“São temas complexos, muito abrangentes e que compõem 20% da nota”, explica a coordenadora do Sibi, professora Custódia Annunziata Spencieri. “O projeto foi muito enriquecido com essa parceria”, frisa.