Debate sobre desafios e responsabilidades do jornalismo encerra simpósio

O V Simpósio Informe-se de Jornalismo encerrou sua programação nesta sexta-feira, 21, com discussões relacionadas à missão e aos desafios dos profissionais de comunicação.  O encontro foi realizado no Teatro PUC, no Câmpus V. A noite do último dia do evento contou com a presença do jornalista da TV Record SP, Tom Bueno, que ministrou a palestra Jornalismo engajado: ser jornalista é uma missão?, em que discutiu a função do jornalista na atualidade.

“Nessa era em que a informação chega tão rápido nas pessoas, por que não usar a internet para levar informação?”, indagou, lembrando a missão do profissional de comunicação na disseminação de conteúdo informativo. “Há 12 anos a internet não era como hoje, as coisas não eram assim e por vezes nos limitamos a pensar que o jornalismo se limita a rádio, revista e TV, mas ele é muito além disso”, salientou.

O último dia do simpósio também teve a palestra Os desafios e os ganhos de assessorar grandes eventos, comandada pela jornalista Alessandra Câmara, e a mesa-redonda que discutiu a temática Jornalismo em tempo real. Como ser objetivo no rádio, que contou com a participação dos jornalistas Luiz Geraldo, Rubens Salomão, Tetê Ribeiro e da profa. Bernadete Coelho.

Programação

Após um primeiro dia movimentado, o V Simpósio Informe-se de Jornalismo prosseguiu nesta sexta-feira em seu segundo dia de atividade. Com uma programação voltada à alunos da Escola de Comunicação o evento foi aberto para estudantes da PUC Goiás, de outras instituições e toda a sociedade.

O período da manhã foi marcado pela participação de profissionais de diferentes segmentos que apresentaram aos acadêmicos suas experiências no mercado de comunicação.

O jornalista Victor Andrade, apresentador do Globo Esporte na TV Anhanguera e o jornalista Thiago Rabelo, que cobriu a última Copa do Mundo, discutiram sobre Jornalismo esportivo na promoção da cidadania. Para interagir com os alunos, a jornalista e psicóloga, Gina Nolêto Bueno, ministrou a palestra motivacional Sucesso é o resultado de planejamento e trabalho.

Outra atividade do evento foi mesa redonda com participação de três jornalistas que atuam na área online Naiara Gonçalves, Elisângela Nascimento e Thaís Lobo. Elas bateram um papo sobre o tema A rotina produtiva do jornalista online. A manhã foi encerrada com a pasletra do repórter fotográfico do jornal O Popular, Douglas Schinatto, que falou sobre A imagem como documento jornalístico.

(Texto: Denise Alves, com edições e sob orientação de Diene Batista)