Evento estimula aproximação entre instituições de ensino e empresas

A inovação é um tópico que gera intensas discussões em todo o país. Mesmo hoje, o Brasil não alcança posições de destaque nos rankings internacionais que avaliam as nações que mais inovam em produtos, serviços e processos. Ocupa a 75ª posição na lista elaborada pelo Fórum Econômico Mundial, composta por 140 países. E aparece em 69ª colocação, no ranking global de inovação elaborado pela A.T. Kearney, entre 128 países pesquisados.

Outro impasse ainda é a pouca proximidade entre centros de pesquisa tecnológica, empresas e governo. Para trabalhar a questão, foi realizada ontem a primeira edição da Mostra de Tecnologia para Negócios, na Casa da Indústria, em Goiânia.

O evento contou com intensa programação durante todo o dia, incluindo a palestra Interação Universidades x Empresas, ministrada por Maurício Henrique Benedetti, responsável pelo Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Presbiteriana Mackenzie, além de conselheiro do Conselho Superior de Inovação e Competitividade da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

“As empresas precisam desse conhecimento aplicado. As universidades devem ter também, então, essa orientação, para ver as necessidades da indústria para direcionar suas pesquisas”, defendeu.

Áreas estratégicas

O encontro teve como foco os setores de alimentos e bebidas, fármacos, química, cosmética, tecnologia da informação, engenharias. “São áreas em que o Estado de Goiás, do ponto de vista da sua produção e da sua produtividade, já tem expertise”, apontou o coordenador da Agência de Inovação da PUC Goiás, professor Antonio Bandeira.
Após a palestra, o evento proporcionou tempo de apresentação e interação das instituições participantes, além de um almoço de negócios. O objetivo foi estudar parcerias para o desenvolvimento de projetos de inovação tecnológica que atendam às necessidades de negocios atuais e futuros, além de proporcionar oportunidades de apresentação de produtos em desenvolvimento, projetos de pesquisas, laboratórios, patentes e ambientes de inovação.

“A PUC Goiás está participando com vários pesquisadores das diferentes áreas. Acredito que teremos uma oportunidades singular de parcerias, introduzir o nosso pesquisador no processo de produção”, explicou a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, professora Milca Severino, antes do evento ser iniciado.
O encontro foi promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), por meio de seu Conselho Temático de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, do Núcleo de Inovação de Goiás (NIG) e Fundação de Desenvolvimento de Tecnópolis (Funtec), além de PUC Goiás e IEL Goiás, com apoio do Senai Goiás, Sebrae, Fapeg, UFG e UEG.

Texto: com informações do Sistema Fieg e da PUC TV Goiás