Reitor da PUC Goiás toma posse como sócio-titular do IHGG

O reitor da PUC Goiás, prof. Wolmir Amado, tomou posse na manhã desta terça-feira, 4, como sócio-titular do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG), durante solenidade realizada na sede do Instituto, ocasião em que foi agraciado com a medalha de sócio-titular, entregue pelo presidente do IHGG, Geraldo Coelho Vaz.

O Instituto, criado em 1932, realiza estudos pertinentes à história, geografia e ciências afins, referentes ao Brasil e, principalmente, ao Estado de Goiás. Com a posse, o reitor ocupa a cadeira número 13, cujo patrono é o padre Luis Palacin, e o primeiro ocupante foi o padre José Pereira de Maria, ex-reitor da então UCG. O cargo é vitalício e, de acordo com o presidente do IHGG, tem a função de colaborar para o cumprimento da missão e objetivos do Instituto, responsável pela documentação e incentivo ao debate, pesquisa e socialização da memória, história e cultura de Goiás.

“A memória de quem é empossado na cadeira deve ser de homenagem ao seu patrono, que foi o seu primeiro titular. Também é uma honra muito especial integrar a este instituto de pesquisa, criado em 1932, em Vila Boa de Goiás, depois sua sede construída nas origens de Goiânia, um instituto importante que colhe, elabora, impulsiona a cultura e a história deste povo, desta região. Fazer parte desta história é sempre uma honra e integrar esta história é, ainda, mais importante”, declarou o reitor.

161004-posse-prof-wolmir-no-ihgg-52web

Em seu discurso, o gestor rememorou o Dia de São Francisco de Assis, celebrado neste dia 4 de outubro. A formação franciscana acompanha a biografia do reitor, que se espelha neste santo da Igreja Católica, destacando-o como uma “memória da paz, da ternura e do bem”. O empossado também fez uma retrospectiva da trajetória de vida do padre Luis Palacin, padre Pereira e dom Fernando Gomes dos Santos, fundador da UCG.

A solenidade foi prestigiada por autoridades diversas do IHGG, PUC Goiás, Arquidiocese de Goiânia e demais segmentos da história, cultura, política e literatura em Goiás, tais como a secretária de educação, Raquel Teixeira, que representou o governador do Estado, Marconi Perillo, e o presidente da Comissão Goiana de Folclore, Bariani Ortêncio.

A secretária cumprimentou o reitor, destacando a relevância de sua função para o IHGG e para a própria sociedade. “Não existe uma nação sem uma sólida memória da sua história, sem o sólido respeito e reverência daquilo que nos aconteceu e nos trouxe até aqui. O professor Wolmir, reitor da PUC há muitos anos, é um homem com uma história de reconhecimento e respeito na área cultural, intelectual e educacional. É um momento de celebração goiana e venho aqui trazer o meu apoio, reverência e respeito não só ao Instituto, como ao seu mais novo membro”, ressaltou. O reitor também recebeu os cumprimentos do arcebispo de Goiânia, dom Washington Cruz, que encerrou a solenidade com um momento de reflexão e bênção.

Fotos: Wagmar Alves