Direitos humanos na saúde é tema de oficina

Quais os limites éticos para profissionais da área de saúde? Quais as possíveis implicações jurídicas relacionadas à exposição de pacientes em ferramentas de comunicação como as redes sociais? O que são, afinal, os direitos humanos e como eles estão relacionados à saúde? Para responder essas e outras questões, o Programa de Direitos Humanos (PDH) da PUC Goiás promoveu na noite desta quinta-feira, 29, a oficina Comunicação, Saúde e Direitos Humanos, na Área 4 da instituição.

Voltada a acadêmicos das escolas de Ciências Médicas, Farmacêuticas e Biomédicas e de Ciências Sociais e da Saúde, a oficina trouxe a discussão sobre a questão ética envolvendo a relação entre paciente e profissional de saúde.

“O paciente é, muitas vezes, uma pessoa em momento de fragilidade, então é preciso ter consciência. Nossa intenção é discutir ética e comunicação, mas focando nos direitos humanos relacionados à saúde”, explicou a coordenadora do Programa, profa. Denize Daudt Bandeira, ao relacionar, por exemplo, como o compartilhamento de “erros” ou de situações atípicas na internet pode trazer implicações tanto para quem expõe como para quem é exposto.

PDH nas Escolas

Atuando, historicamente, de forma mais ativa nas escolas de Direito e Relações Internacionais e de Comunicação da universidade, o Programa de Direitos Humanos iniciou, neste ano, ações nas demais escolas da instituição, ligando debates sobre os direitos humanos às pautas dos mais diversos cursos da universidade. “Os direitos humanos estão ligados a todas as áreas. É importante esse diálogo com as mais diversas realidades”, frisou a coordenadora.