Lançamento de biografia marca abertura de fórum da pós-graduação

Após uma primeira experiência de sucesso, em 2016, o Fórum dos Programas de Pós-Graduação em História do Centro-Oeste teve sua segunda edição aberta nesta segunda-feira, 6, no Auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH) da PUC Goiás.

Durante a abertura, a pró-reitora de Pós-Graduação da universidade deu boas-vindas aos participantes e fez um chamamento à discussão sobre os riscos à sustentabilidade da ciência feita no Brasil, denunciada em recente comunicação da Capes. “Nós vamos caminhar, juntos, na defesa de uma área tão importante como a história e em defesa da ciência, de forma ampla”, afirmou.

A rápida abertura deu lugar à aguardada palestra do professor dr. James Naylor Green, da Brown University (EUA). Muito conhecido como referência entre os brasilianistas, o pesquisador é autor da biografia Revolucionário e Gay, sobre a vida de Herbert Daniel, lançada durante o evento.

Foto: Wagmar Alves

“Resolvi escrever a biografia de Herbert Daniel por diversos motivos. Entre eles, porque as minorias não precisam de heróis, mas de serem representadas por pessoas significativas, mesmo que suas histórias tenham sido esquecidas, como no caso dele”, explicou.

Importante na luta armada contra a ditadura militar no Brasil, Herbert Daniel foi o último brasileiro anistiado, muito devido ao contexto da época: homossexual assumido em um momento onde a homossexualidade era vista como desvio, teve de enfrentar a LGBTfobia até mesmo entre seus companheiros de luta. Antes de morrer em 1992, em decorrência de complicações da aids, fundou o Partido Verde, dando voz a busca de direitos das minorias de forma mais ampla, com ênfase no meio ambiente, na população LGBT, nas mulheres e nos negros.

Além de ter sido comercializado e autografado no evento, o livro pode ser adquirido com facilidade nas mais diversas livrarias.

Programação

Palestras e mesas de comunicações marcam a programação do evento, que termina amanhã. Além de reunir os programas da região, o evento traz ainda a 11ª edição do Seminário de Pesquisa UFG/PUC Goiás, já estabelecido como referência no estado.

A programação completa pode ser acessada aqui. O evento é organizado de forma conjunta pelos programas de pós-graduação da PUC Goiás, da Universidade Federal de Goiás (UFG), da Universidade de Brasília (UnB) e pelos mestrados profissionais em História da UFG Catalão e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Fotos: Wagmar Alves