PUC e Defensoria assinam Termo de Cooperação para atendimento de população carente

A Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) assinou um Termo de Cooperação Técnica e Operacional com a PUC Goiás de parceria com  núcleos de estágio das Escolas da universidade em favor dos assistidos, não somente na área jurídica, mas de abrangência nas diversas disciplinas. Assinaram o documento, na manhã desta segunda-feira, 9, a defensora pública-geral do Estado de Goiás, Lúcia Silva Gomes Moreira, e a pró-reitora de Graduação da PUC, professora Sônia Margarida Gomes Sousa, representando o reitor da universidade, Wolmir Therezio Amado. A ato foi realizado na sede administrativa da Defensoria Pública, no Setor Sul.

A defensora geral afirma que esta cooperação com a PUC faz com que a Defensoria Pública cresça ainda mais. Lúcia Moreira destaca a abrangência do Termo de Cooperação que vai contemplar todos os cursos da Instituição de Ensino Superior (IES) em prol da população mais carente. “O trabalho da Defensoria é voltado para a cidadania e a PUC também tem esse trabalho voltado para a população. Juntas faremos essa população ser ainda melhor atendida”, conclui.

A pró-reitora de Graduação lembrou o papel da universidade na área social e da importância deste contato com a população para formação, não só intelectual, de seus alunos. “A universidade tem como o seu slogan ‘Conhecimento a serviço da vida’, essa parceria com a Defensoria expressa exatamente isso. É um conhecimento, é um processo de formação dos nossos estudantes, mas é importante que eles estejam entendendo que a formação traz consigo também responsabilidades. E a responsabilidade social nesse caso é de grande valia, tanto para o estudante que está em processo de formação, quanto para as pessoas que serão atendidas e resolvidas suas pendências”, explica.

Conforme o primeiro subdefensor-público geral da DPE-GO, Domilson Rabelo da Silva Júnior, com a assinatura do Termo de Cooperação, o objetivo é que as várias escolas, dos 46 cursos em todas as áreas do conhecimento, colaborem com a Defensoria Pública nas suas formas de atuação. “A partir deste Termo de Cooperação Técnica ‘guarda-chuva’ nós iremos, com as várias escolas, elaborar planos de trabalho específico. E daí, nós poderemos abranger a Escola de Direito, Filosofia, Assistência Social, Psicologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Bioquímica, Engenharia Civil. Nós precisamos ter em mente que nossa jornada não pode ser solitária. Existem várias entidades com objetivos sociais que prestam serviços relevantes e que elas precisam se articular em prol de um bem comum, que é o assistido”, detalha.

Para o segundo subdefensor público-geral da DPE-GO, Saulo Carvalho David, responsável pelo projeto de expansão da DPE-GO para o interior, a assinatura deste convênio também auxiliará a Defensoria Pública nos trabalhos a serem implantados em Aparecida de Goiânia. “Desse termo de cooperação serão elaborados diversos planos de trabalho, um dos planos a ser elaborado é um específico para esta cooperação em Aparecida de Goiânia. De modo a viabilizar o auxílio dos estudantes de Direito da PUC, estagiando nas unidades da Defensoria Pública daquela cidade”, declarou.

O Termo de Cooperação Técnica e Operacional tem validade por dois anos e pode ser prorrogado. Também estiveram presentes e assinaram o documento como testemunhas o coordenador-geral do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da PUC-GO, Wellington de Bessa Oliveira, e a coordenadora de Estágio, Monitoria e Egressos da PUC, Ana Flávia Mori Lima Cesário Rosa.

(Informações: Dicom/DPE-GO)

Fotos: Wagmar Alves