Biblioteca reforça projeto Coleção Goiás
Desde o final da década de 1990, o Sistema de Bibliotecas da PUC Goiás possui projeto Coleção Goiás, com livros, teses, dissertações e outras publicações, na Biblioteca Central, na Área 1. Com 712 títulos e mais de mil exemplares, a coleção é voltada para publicações goianas e sobre Goiás. Mas deve ganhar reforços a partir de parceria lançada hoje com entidades representantes dos escritores e pesquisadores de Goiás.
Nesta segunda-feira, 25, a diretora do Sistema, professora Custódia Annunziata Spencieri, se reuniu com representantes da Academia Goiana de Letras, da União Brasileira de Escritores, da Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás e do Instituto Goiano de Geografia e História, que foram convidados a assumir a curadoria da coleção com atualizações, aquisições e novas organizações.
“O objetivo é que esta parte do acervo da PUC Goiás seja referência histórica, literária e científica sobre o estado”, explicou Spencieri sobre a parceria. Segundo ela, as entidades “estão abraçando a causa e vão conclamar os escritores a fazer parte deste trabalho conjunto”.
Presidente da Academia Goiana de Letras, a escritora Lêda Selma falou sobre a importância deste trabalho para a cultura goiana. “É um desejo nosso antigo e que a PUC está realizando. As entidades têm o objetivo de valorizar a cultura, em especial a literatura. A gente faz um trabalho nesse sentido e vamos estar aqui para colaborar”.
A iniciativa também foi apoiada pelo presidente da União Brasileira de Escritores, Edival Lourenço. “É um anseio de todas as entidades culturais, porque a gente trabalha para que nossa cultura seja fomentada, seja preservada e seja divulgada. Um centro bibliográfica da cultura de Goiás é uma realização efetiva do nosso trabalho, criar valores simbólicos do que nós somos”.
Fotos: Weslley Cruz