Apresentação de nova liga marca dia do doador de órgãos

A PUC Goiás recebeu nesta terça-feira, 27, data em que é comemorado o Dia Nacional do Doador de Órgãos, programação especial voltada para acadêmicos dos cursos de saúde da universidade.

O evento foi promovido pela Central Estadual de Transplantes (CET) de Goiás e pela Escola de Ciências Sociais e da Saúde da PUC Goiás, com o objetivo de trazer informações e discussões sobre o tema, ainda pouco falado no dia a dia.

Muita gente ainda não sabe, por exemplo, que é a família quem aceita ou recusa a doação em caso de morte. Por isso é importante que tanto os profissionais de saúde como a população tenham acesso a informações de qualidade sobre o assunto.

“São mais de 42 mil pessoas na fila de transplantes no Brasil. Aqui em Goiás, o número passa de mil”, ressaltou o gerente da Central de Transplantes do Estado, Fernando Augusto Ataíde Castro. O gestor ainda ressaltou em sua fala a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) para o procedimento, no país. “Hoje, 90% dos transplantes realizados no Brasil são feitos através do SUS”.

Além das palestras do evento, que trabalharam assuntos como a identificação do potencial doador, protocolo e diagnóstico de morte encefálica, cuidados com o doador e o funcionamento do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), também foi apresentada a mais recente liga criada pela universidade, a Liga Acadêmica Multidisciplinar de Apoio à Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (LAMADOTT) da PUC Goiás.

“A intenção é que a liga traga questões de sensibilização, sobre a importância das doações. Existe ainda uma falta de informação relacionada aos profissionais de saúde”, explicou a profa. Leila Márcia Pereira de Faria.

Apresentada para o público pela primeira vez, a liga acadêmica contará com acadêmicos de diversos cursos de saúde da universidade. “Identificamos dúvidas e dificuldades nos alunos sobre a doação de órgãos. Nossa intenção é trazer conhecimento, discussões”, explicou a acadêmica de Enfermagem Brenda Ramalhos. Ainda neste semestre devem ser realizados o curso introdutório e a seleção de alunos para a liga.

Para saber mais sobre o assunto, consulte aqui a seleção de perguntas e respostas feita pela Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde e aqui a cartilha de Orientações sobre Doação de Órgãos e Tecidos, elaborada pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO).