Atividades de comunicação garantem memória e divulgação da Jornada

Durante a Jornada da Cidadania, todos os cursos da universidade unem esforços da comunidade acadêmica para servir a comunidade externa. Na Escola de Comuicação, além das atividades de divulgação e formação, serviços gratuitos também estão disponíveis aos visitantes.

Até este sábado, 26, cerca de 400 acadêmicos, professores e técnicos da escola atuam nas atividades da Rádio Cidadã, da PUC TV (com entradas ao vivo e matérias produzidas), da Jornada na Rede (com site e presença nas redes sociais), em palestras e minicursos e no Lambe-Lambe digital, um dos serviços mais procurados pela comunidade externa para fotos 3×4 de crianças e adultos.

“A comunicação acaba viabilizando um evento desse porte, faz com que as pessoas se localizem aqui e também contribui para a memória da Jornada”, considerou a diretora da escola, professora Sabrina Moreira.

Ao longo do evento, os acadêmicos têm acesso à experiência laboratorial, mas com a vantagem do tempo real, aproximando-se da experiência do mercado de trabalho. “O diferencial é que o público é real. O resultado é muito instantâneo e o aluno tem essa motivação de receber na hora as reações do público e dos técnicos e professores. É essa reprodução do ambiente de trabalho mesmo”, explicou.

Na prática

Moradora de Senador Canedo, a senhora Luísa Sousa Dias veio com a filha e a neta para tirar fotos 3×4 no Lambe-Lambe Digital. “Já estava sabendo desse serviço e me planejei para aproveitar. O atendimento foi rápido”, ressaltou. O espaço, no piso inferior do Centro de Convenções PUC, segue em funcionamento até as 18 horas do sábado. As fotos serão entregues a partir da próxima semana, na Pró-Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil (Proex), no Setor Leste Universitário.

Do outro lado, a acadêmica de jornalismo Layenne Rosa Santiago tinha seu texto editado para publicação no site do evento. Na sua primeira experiência prática na Jornada da Cidadania, já passou por experiências no rádio e na internet. “É interessante porque podemos fazer na prática e ter mais noção do dia a dia da nossa profissão. Você vivencia a profissão”, disse. A expectativa é de participação nas próximas edições, ampliando as linguagens: jornalismo para TV é o próximo foco.

Além da Escola de Comunicação, veículos de imprensa atuam diretamente na Jornada. PUC TV Goias, Record TV Goiás, TV Anhanguera, TV Serra Dourada, O Popular, Daqui, CBN, Executiva, Rádio Daqui e Rádio Difusosa são alguns dos parceiros do evento, que segue até amanhã no Câmpus II da PUC Goiás.