Estação apresenta profissões e oportunidades a estudantes

A escolha de um curso de graduação é uma das decisões mais difíceis e mais transformadoras na vida de qualquer pessoa. Durante todos os dias de Jornada da Cidadania, a Estação das Profissões reunirá representantes de todos os 46 cursos de graduação da PUC Goiás, além de psicólogos para palestras de orientação profissional e assistentes sociais para orientações sobre oportunidades na universidade.

Neste primeiro dia de evento, 75 ônibus de escolas e colégios da região metropolitana de Goiânia passaram pelo local, que também é aberto a todo o público em geral. “Estamos com monitores treinados para ajudarem na recepção dos alunos, além de professores de todos os cursos”, destaca a professora Thelma Perini, da Coordenação de Admissão Discente (CAD). A participação dos acadêmicos no espaço é importante, segundo a professora, para o melhor acolhimento dos estudantes do ensino médio. “O estudante pode se sentir mais à vontade conversando com um acadêmico, tem mais facilidade e proximidade para tirar todas as dúvidas”, pondera.

Estudante do terceiro ano no Ginásio Anchieta, Luiza Martins, 16, aproveitou a visita para conhecer outros cursos que não levou em consideração inicialmente. Seu primeiro foco foi a Medicina. “Olhei tudo e me interessei por Biomedicina, História e Direito. Acho uma oportunidade importante para quem está querendo entrar na universidade agora”, justifica.

No estande do curso de Farmácia, as irmãs Fabíola Vieira, 21, e Geise Brito, 21, conversavam com a professora Ana Lúcia Zampieri. “Eu já tenho vocação para a área da saúde, então aproveitei para conhecer as profissões”, explicou Geise, que quer ingressar na universidade. “Podemos entender semelhanças e diferenças, comparar”, completou Fabíola, que é acadêmica de Enfermagem na PUC.

Para a professora que conversou com as duas, o interesse dos alunos tem sido muito positivo. “Eles têm perguntado muito, o que é ótimo. Geralmente, conhecemos, em geral, três áreas da Farmácia, mas o curso é muito versátil. São mais de setenta”, explicou.

Na Escola de Ciências Sociais e Saúde, onde o curso está instalado, a interlocução com estudantes do ensino médio já é estimulada. “É comum que eles nos procurem e façamos o agendamento para que eles passem o dia experenciando o dia a dia do curso”. Os interessados podem procurar a CAD, pelo telefone (62) 3946-1058 ou a secretaria da escola.

Na Jornada, a Estação das Profissões segue até sábado, 26, no piso inferior do Centro de Convenções da PUC Goiás (CCPUC), das 8h às 17 horas.

Experiência

Na última edição, passaram pelo Câmpus II mais de 160 mil pessoas. A iniciativa contabilizou mais de 850 mil atendimentos. Além dos serviços, a ação comunitária é também um momento de aprendizado para os mais de 21 mil alunos da instituição. Tem sido assim desde 2005, quando o evento foi criado, então Semana de Cultura e Cidadania, e ocorria na Área 1, no Setor Leste Universitário.

Fotos: Wagmar Alves