Universidade abre Jornada da Cidadania
Ao som da Orquestra Sinfônica de Goiânia e com homenagens a colaboradores, a PUC Goiás e a Arquidiocese de Goiânia abriram oficialmente a 5ª Jornada da Cidadania, na noite desta quarta-feira, 23. A administração superior da instituição, funcionários docentes e administrativos, alunos e autoridades municipais e estaduais parceiras prestigiaram o evento, realizado no palco do teatro do Centro de Convenções PUC, no Câmpus II, Jardim Mariliza.
A Jornada oferta centenas de serviços, como de saúde e jurídicos, e atividades gratuitas para a população da Grande Goiânia a partir desta quinta-feira, 24, das 8h às 21 horas, no Câmpus II. A programação que vai até sábado, 26, abrange o Centro de Convenções PUC, o Memorial do Cerrado e o Complexo Poliesportivo.
O reitor da PUC Goiás, prof. Wolmir Amado, explica que a universidade já se prepara há seis meses para a realização da ação comunitária, seja internamente, seja por meio da articulação com parceiros, como Governo de Goiás e as prefeituras de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Senador Canedo. “Serão mais de quatro mil voluntários, uma variedade enorme de serviços sendo oferecida e, claro, a expectativa muito grande da participação da comunidade”, declarou.
Além dos serviços, a ação comunitária é um momento de aprendizado para os mais de 21 mil alunos da instituição, como lembra o reitor da universidade. Ele ressalta que a Jornada se integra ao calendário acadêmico e ao projeto educativo da PUC Goiás. “Nela, se expressa, sobretudo, uma educação que forma para o exercício ad cidadania, não apenas para oferecer serviços, as para praticar um protagonismo. Quem se integra a esta Jornada está se educando e educando aos demais”, ressaltou.
Coordenadora-geral da Jornada, a pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, profa. Márcia de Alencar Santana explica que a realização da abertura separada do evento é uma oportunidade para o público interno participar deste momento. “A nossa expectativa é que esta festa que hoje se inicia, com a participação da Orquestra, seja uma forma de integração para o nosso pessoal que garante a realização do evento, e que essa festa possa se estender com a mesma qualidade, de maneira fraterna e solidária, durante os três dias”, afirmou.
Pelos mais simples
O arcebispo de Goiânia e grão-chanceler da PUC Goiás, dom Washington Cruz, ressaltou que a alegria em participar da realização da Jornada da Cidadania. “A gente não sabe o tamanho desta edição. No ano passado, superamos todas as expectativas e neste ano também vamos superar”, prevê.
Na última edição, passaram pelo Câmpus II mais de 160 mil pessoas. A iniciativa contabilizou mais de 850 mil atendimentos. “Agradecemos a Deus porque nada é para nós. Tudo é para Ele e para o povo mais simples, que vai ser assistido, receber benefícios”, destacou.
O diretor da Feira da Solidariedade, padre Max Costa, definiu que a Jornada atende à expectativa da vivência cristã e já faz parte do calendário social de Goiânia e de Goiás. “Valorizar essas iniciativas simboliza um desejo de construir uma sociedade mais justa e mais fraterna”, disse.
Autoridades
Durante uma hora, a Orquestra Sinfônica de Goiânia apresentou ao público trilhas sonoras de filmes, como Tubarão e Fantasma da Ópera.
Após, gestores e parceiros se revezaram no palco do teatro do Centro de Convenções PUC para abrir oficialmente a Jornada.
Representando o governador de Goiás José Eliton (PSDB), o secretário de Cidadã, Murilo Mendonça, destacou o sucesso e a evolução da iniciativa comunitária ao longo dos anos, “o que permite antever cada vez mais público e serviços”. A pasta que ele comanda também atenderá a comunidade na Jornada, com emissão de documentos, como CPF, Carteira de Identidade e Carteira de Trabalho.
Já o secretário de Educação de Goiânia, Marcelo Costa, representou o prefeito Iris Rezende (MDB) no evento e anunciou a participação de sua pasta na Jornada com a Mostra Pedagógica. “Um evento onde todas as pessoas estão com tão boas intenções é o local adequado para mostrar o que as boas práticas das escolas. É muito importante aproximar educação básica da superior”, definiu.
Balanço Social
Durante a abertura, o reitor Wolmir Amado lançou o Balanço Social 2018 da universidade e o padre Max Costa o Balanço Social 2017 da Arquidiocese de Goiânia.
As equipes de comunicação da universidade e do Vicariato para a Comunicação (Vicom) foram homenageadas pelo trabalho jornalístico e fotográfico realizado para a elaboração dos impressos.
Da Divisão de Comunicação Social (Dicom) da PUC Goiás, foram condecorados a diretora Carla Oliveira e os fotógrafos Ana Paula Abrão, Jota Junior, Wagmar Alves e Weslley Cruz.
Da Vicom, receberam o diploma as jornalistas Eliane Borges e Fernanda Freitas, a estagiária de Jornalismo Isabella Garcia, a revisora Jane Greco, o fotógrafo Rudger Remídio e o designer Fábio Santos, da Dicom, que colaborou com o projeto, além do padre Max Costa.
O chefe de Gabinete da Reitoria, prof. Lorenzo Lago, também foi homenageado.
Já o pró-reitor de Comunicação, prof. Eduardo Rodrigues, diretor da PUC Goiás TV, emissora da universidade, foi homenageado pelo auxílio na divulgação da Jornada. Cerca de cem vídeos foram gravados na emissora e distribuídos em diferentes plataformas de comunicação convidando o público para participar da ação comunitária.
Programação
Com o envolvimento de toda a comunidade acadêmica – alunos, professores e funcionários administrativos – a PUC Goiás e seus parceiros vão receber o público até sábado, 26, e se mobilizar nas diversas Estações, além de participar ativamente da Feira da Solidariedade e dos Jogos Universitários. No último dia do evento, sete casais irão se unir em uma celebração comunitária. Confira a programação completa clicando aqui.
Missa da padroeira
Nesta quinta-feira, 24, o arcebispo dom Washington Cruz celebra, às 9 horas, a Santa Missa em louvor à Padroeira de Goiânia, Nossa Senhora Auxiliadora. O local será a igreja da Vila Cenográfica do Memorial do Cerrado, no Câmpus II da PUC Goiás, na Avenida Engler, Jardim Mariliza. Saiba mais sobre o evento no site da Arquidiocese.
Histórico
Criada em 2005, como Semana de Cultura e Cidadania, as 12 primeiras edições de evento ocorreram na Área 1 da PUC Goiás, no Setor Leste Universitário. O formato foi ampliado e, em 2013, foi realizada a 1ª Jornada da Cidadania. A partir de 2015, em sua segunda edição, a ação comunitária passou a ser realizada do Câmpus II, no Jardim Mariliza.