Medicina sensibiliza população para participação em conselho

Calouros de Medicina da PUC Goiás participaram ao longo do mês de maio de atividade de sensibilização da população da região Noroeste de Goiânia para a importância da participação no conselho de saúde. A eleição para o conselho do Centro de Saúde da Vila Mutirão foi realizada nesta segunda-feira, 21.

O trabalho é voltado para o acompanhamento e o controle do serviço ofertado, por meio da participação da comunidade, como explica a psicóloga e docente da Saúde da Comunidade da universidade, profa. Iracema Gonzaga. “Os alunos aprendem sobre a lógica do sistema de saúde. Na região Noroeste, aplicam o aprendizado. Em maio, eles realizaram várias ações para incentivar a participação da população e a importância dessa representatividade”, comenta.

O Centro de Saúde da Vila Mutirão é uma unidade serviço-escola da Prefeitura de Goiânia em parceria com a PUC Goiás, que recebe alunos do módulo 1 ao 3 de Medicina da universidade. Ainda na região Noroeste da cidade, os acadêmicos realizam atividades na Maternidade Nascer Cidadão e no Cais Finsocial.

A profa. Iracema explica que o conselho de saúde é formado por usuários, gestores e profissionais de saúde, que se reúnem uma vez por mês para buscar soluções a problemas da unidade. “Se uma equipe está desfalcada de profissionais, pedem-se providências”, exemplifica.

Fotos: Weslley Cruz