Prevenção é foco de palestra para trabalhadores
Os funcionários que trabalham no Câmpus II da instituição tiveram uma manhã diferenciada nesta segunda-feira, 21, no auditório do Bloco G. O local foi sede da Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), uma iniciativa da Comissão Interna de Prevenção dos Acidentes (Cipa), que, neste ano, discutiu o tema Trabalhar com segurança é garantir a saúde. Prestigiaram o evento, a diretora de Recursos Humanos da PUC Goiás, profa. Graciele Pinheiro, o engenheiro de Segurança do Trabalho, (SAS/Sesmet), Fernando de Brito, a presidente da Cipa no Câmpus II, Rosana Lemos, cipeiros e funcionários.
Para atentar sobre a importância da prevenção de acidentes do trabalho, a instituição recebeu a especialista em Direito e Processo do Trabalho, Alice Guimarães Ulhôa, que palestrou sobre o assunto. Ela esclareceu que o dever de oferecer um ambiente organizacional seguro é da empresa e do empregado, ressaltando que o foco na prevenção é um investimento para a empresa – e não um gasto, como muitas culturas organizacionais enfatizam.
A partir da lei 8.213/1991, a palestrante esclareceu o conceito do acidente do trabalho, definido como o exercício laboral a serviço da empresa, que provoca uma lesão corporal ou perturbação funcional temporária ou definitiva, além dos planos de benefícios da Previdência Social, que são de direito do trabalhador nesse caso. Momento cultural e sorteio de brindes também movimentaram a programação do evento.
Sobre a Cipa
A Cipa é formada por funcionários e representantes designados pelo próprio empregador e tem sua regulamentação aprovada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) por meio da norma regulamentadora NR 05 pela Portaria nº 3.214, de 08 de junho de 1978 e atualizada pela Portaria SIT n.º 247, de 12 de julho de 2011. A principal característica da Comissão é proporcionar condições de trabalho seguras e saudáveis para todos os colaboradores diretos e indiretos da empresa.
Fotos: Wagmar Alves