Novo edital traz 2,5 mil vagas para graduação com bolsa

A PUC Goiás abriu as inscrições para o Vestibular Social 2018/2. O edital, divulgado no site vestibular.pucgoias.edu.br, traz 2.500 vagas com bolsa de 50% em 26 cursos de graduação, entre bacharelados e licenciaturas (lista abaixo). Até o dia 11 de maio, as inscrições poderão ser feitas pelo valor de R$ 60, depois, até o dia 18 de maio, o valor passa para R$ 100.

Para concorrer, os candidatos devem escolher entre utilizar as notas da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou participar da prova realizada pela universidade, no dia 19 de maio. Quem participou como ‘treineiro’ no Enem 2017 não pode concorrer com as notas obtidas no exame. Após a aprovação na prova, os candidatos aprovados passam por uma entrevista socioeconômica na Coordenação de Assuntos Estudantis (CAE) da universidade. Somente na primeira metade de 2018, mais de 1.400 alunos ingressaram em algum curso de graduação com o benefício.

Maior programa de assistência na PUC Goiás, o Vestibular Social, criado pela universidade em 2010, conta com uma média de 6 mil estudantes matriculados a cada semestre. Até 2017, já eram mais de 2.800 profissionais formados após concluírem seus estudos com a bolsa de 50%. “A PUC, por meio de um programa social como esse, tem mudado histórias de vida e contribuído para o desenvolvimento social na nossa região”, frisa a pró-reitora de Graduação da instituição, professora Sonia Margarida Gomes Sousa.

Inicialmente pensado com foco em cursos de licenciatura, o programa foi ampliado para incluir áreas estratégicas para a região e para o país (confira o quadro de cursos). “Ao colocar no mercado de trabalho jovens e adultos que, se não tivessem essa oportunidade, certamente estariam sem a chance de uma qualificação maior, a universidade também cumpre seu papel”, explica a pró-reitora.

Entre os acadêmicos que agarraram a chance em busca de qualificação, estão as estudantes do segundo período de Pedagogia Clarete Maria Carneiro, 53 anos, e Nayane Barbosa, 22 anos. “É minha primeira passagem pela universidade, onde eu sempre quis. Tentei em outros lugares, claro, mas fiquei muito feliz porque a oportunidade que eu tive mesmo foi aqui”, lembra Nayane. “Para mim foi a realização de um sonho. Formei minhas filhas e, até então, não pude estudar, pela condição financeira mesmo. Quando elas concluíram os estudos e eu vi o Vestibular Social e pensei ‘pronto!’”, afirma Clarete.

Bacharelados

• Administração