Novos mestres e doutores são diplomados na universidade

O título de mestre (a) ou doutor (a) é, ainda hoje, uma conquista alcançada por parcela ínfima da população Brasileira. O dado mais recente, divulgado em 2016 pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), estima que a cada 100 mil habitantes, o país tenha, em média, oito doutores.

Uma das principais contribuintes para a mudança desse cenário no Centro-Oeste, a PUC Goiás está prestes a completar a expedição de três mil diplomas de pós-graduação stricto sensu. O dado foi divulgado durante a cerimônia de entrega de diplomas a 28 novos mestres e doutores, nesta quinta-feira, 26.

“Estamos com 548 matriculados neste momento, com gente de vários lugares do país. Não é pouco, apesar de ser a exceção da exceção chegar nessa titulação acadêmica”, frisou o reitor Wolmir Amado, durante a solenidade. “Esses títulos não representam apenas uma conquista pessoal ou profissional. É uma caminhada que fazemos como povo, como nação”, completou.

Ao falar aos novos mestres e doutores, a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, professora Milca Severino, encorajou-os a seguirem pesquisando. “Sei que não foi fácil. É uma tarefa complexa, mas certamente muito gratificante. Vocês saem daqui, hoje, preparados para darem prosseguimento a seus estudos em qualquer universidade do Brasil e do mundo. E peço que continuem avançando em suas pesquisas. O Brasil precisa de vocês”, ponderou.

Ciente de tamanho desafio e conquista, o químico Cássio Granja vibrou pela filha na plateia. Isis Juliane Granja é agora mestra em Engenharia de Produção e Sistemas pela PUC Goiás. “É motivo de muito orgulho. Ela é, agora, a pessoa de maior grau universitário na família”, comemorou o pai, que está em sua quarta graduação, acompanhado também por Isis e outro filho, agora como colegas de sala. “Nós gostamos de estudar, por isso a felicidade. Está no sangue”, compartilhou.

Foram diplomados concluintes dos programas de pós-graduação em Ciências Ambientais e Saúde, Ciências da Religião, Desenvolvimento e Planejamento Territorial, Engenharia de Produção e Sistemas, História, Letras, Psicologia e Serviço Social.

Fotos: Jota Junior