PUC Goiás reinaugura prédio que deu origem à universidade

A manhã desta quarta-feira, 25, foi de emoção na PUC Goiás. O primeiro prédio fundado na universidade, na primeira metade do século passado, foi reinaugurado em cerimônia especial, após 10 meses de reforma. Estruturado originalmente em 1948, o prédio sediou a antiga Faculdade de Filosofia, que serviu de base, alguns anos depois, para a criação da primeira universidade do Centro-Oeste, a Pontifícia Universidade Católica de Goiás, como é conhecida hoje.

Reitor da instituição, o professor Wolmir Amado lembrou que o Bloco A da Área 2, como é referido o prédio atualmente, será, de forma estratégica, a porta de entrada de estudantes, estagiários, egressos e de colaboradores da universidade.

O gestor também destacou a importância de reestruturar os espaços da universidade sem deixar de lado sua história. “Temos que olhar para o horizonte, pensar nos novos desafios e, por isso, cada espaço se torna estratégico. Isso expressa também um conceito importante, de integrar a história com o futuro, o antigo com o novo”, argumentou ao dizer que a universidade se projeta para figurar, nas próximas gerações, entre as melhores instituições de ensino superior do continente.

A reforma

Respeitando seu projeto original, marcado pela arquitetura art decó, a reforma ampliou a iluminação natural do prédio, reforçou sua estrutura física e teve como foco a durabilidade, a sustentabilidade e a acessibilidade do espaço.

“Queremos que quem trabalhe aqui fique satisfeito e que quem for atendido aqui também saia satisfeito”, justificou o pró-reitor de Administração, professor Daniel Barbosa. A obra teve custo total de R$ 1,9 milhão e foi concluída antes do prazo estabelecido [maio de 2018].

Os agentes diretamente envolvidos com a reforma foram homenageados, na cerimônia, com diploma de honra ao mérito, entregue pela equipe de Reitoria e pelo grão-chanceler e arcebispo metropolitano, dom Washington Cruz.

Nova casa

Um dos prédios históricos da PUC Goiás, o Bloco A da Área 2 será, a partir de agora, a localização de toda a estrutura da Divisão de Recursos Humanos (DRH), incluindo os serviços de Atenção à Saúde (SAS) e o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt). Também integram o espaço alguns serviços de atendimento direto ao estudante e a vestibulandos, como a Comissão de Admissão Discente (CAD), a Coordenação de Educação à Distância (Cead) e a Coordenação de Apoio ao Estágio, Monitoria, Egresso e Empresas Juniores (Caeme).

Pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, a professora Helenisa Maria Gomes de Oliveira Neto definiu a reforma como “cuidado” da gestão. “Num primeiro momento, pensamos ‘é um patrimônio’, mas sabe qual o foco? Nós, os seres humanos, a comunidade universidade que está e estará nesses espaços. Estou particularmente emocionada”, anunciou.

“Temos parte do coração da Prograd aqui neste prédio histórico. As três coordenações que aqui se encontram têm papel estratégico para a universidade”, disse a pró-reitora de Graduação, professora Sonia Margarida Gomes, ao destacar a localização, em frente à Praça Universitária.

Fotos: Wagmar Alves